LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientistas dizem que coronavírus sobrevive fora do corpo humano por mais tempo do que imaginado

13 de fevereiro de 2020 28

O coronavírus, nomeado oficialmente como COVID-19, tem causado muitos estragos ao redor do mundo em vidas humanas principalmente, mas também na economia de diversos países, cancelamento de eventos como uma das maiores feiras de tecnologia móvel do mundo, a MWC20 e paralização de trabalho em países afetados como a China.

Agora uma novidade um tanto quanto assustadora é que o COVID-19 pode sobreviver mais tempo do que se imaginava fora do corpo humano. Alguns tipos de coronavírus presentes em animais podem sobreviver fora deles por até 28 dias, muito mais do que os que contaminam a espécie humana, como SARS e MERS. Os cientistas ainda não sabem muito sobre o COVID-19, por isso, estão estudando essas variedades para tentar estimar melhor qual o tempo de vida desses vírus fora de organismos vivos.

Segundo os pesquisadores, os vírus do tipo costumam sobreviver por até nove dias, mas esse período pode ser maior caso a temperatura local seja baixa e a umidade seja alta, disse Günter Kampf, médico do Hospital Universitário Greifswald, na Alemanha. Materiais como vidro, alumínio, papel, plástico ou vidro podem abrigar esses organismos por até 5 dias, em média.

Segundo Kampf, a melhor forma de se proteger é higienizar estas superfícies, principalmente se elas estiverem em locais públicos. A indicação é utilizar hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio ou etanol, que se mostraram muito eficientes em eliminar o SARS e o MERS. Lavar as mãos com frequência é importante também. Vale dizer que os resultados apresentados não são do COVID-19, mas sim de outros coronavírus semelhantes a ele.

Para finalizar, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos completa dizendo que:

Ainda não está claro se uma pessoa pode contrair o COVID-19 tocando uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente olhos.

Vale lembrar que por enquanto nenhum caso foi confirmado no Brasil, mas ter higiene básica e lavar as mãos e manter superfícies limpas é muito importante para impedir a transmissão não apenas do coronavírus COVID-19 mas também de outras doenças.


28

Comentários

Cientistas dizem que coronavírus sobrevive fora do corpo humano por mais tempo do que imaginado
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Fevereiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular