LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Novo golpe usa código de verificação para roubar contas no WhatsApp

28 de fevereiro de 2020 4

Por ser um dos mensageiros instantâneos mais populares no Brasil (e ao redor do mundo), o WhatsApp é constantemente visado por cibercriminosos, que tentam se aproveitar da distração ou falta de conhecimento de alguns usuários para aplicar golpes.

O mais recente deles, divulgado pela ESET, empresa especializada na detecção de ameaças que também avisou recentemente sobre uma falha no Wi-Fi que afeta bilhões de celulares com Android e iOS, envolve uma mensagem que chega através do próprio aplicativo ou via SMS.

Nela o dono do celular recebe um código de seis dígitos que, supostamente, não seria dirigido ao mesmo e teria sido enviado “por engano” – pouco tempo depois uma pessoa avisa que a mensagem foi enviada incorretamente e pede para que o número exibido seja compartilhado/reenviado.

O problema é que essa numeração refere-se a um código que pode entregar o acesso à conta do WhatsApp do celular da vítima a outro usuário mal-intencionado.

Caso ela seja compartilhada, o golpista consegue acessar a conta e se comunicar com todos os contatos da lista, enquanto a vítima é contemplada com uma tela informando que o acesso ao WhatsApp foi perdido (ainda que momentaneamente).

Quando realiza o login em outro aparelho o criminoso tem tempo suficiente para ativar a verificação em duas etapas, impedindo que o dono original da conta obtenha acesso à ela novamente, e aí é que começa a operação.

O hacker então pode se fazer passar pelo dono original da conta, pedindo “empréstimos” para amigos e conhecidos sob as mais variadas desculpas.

Aconselhamos ativar a verificação de dois passos no mensageiro antes de mais nada, pois trata-se de um recurso que impede esse tipo de golpe, devido à camada adicional de segurança. Para ativá-la é necessário ir em Ajustes > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.

Você já caiu em algum golpe no WhatsApp ou conhece alguma vítima desse tipo de ação? Compartilhe suas experiências com o TudoCelular através do espaço abaixo destinado a comentários.

Não esqueça de enviar esse artigo a todos seus amigos e familiares que utilizam o mensageiro, para que eles fiquem ciente da ameaça e também possam se proteger.


4

Comentários

Cuidado! Novo golpe usa código de verificação para roubar contas no WhatsApp
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 57.622 mortes em 1.344.143 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular