LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Play Store segue infestada de apps falsos que roubam dados dos usuários, diz McAfee

06 de março de 2020 4

Como sabemos, apesar de todos os esforços do Google, a Play Store ainda segue infestada de aplicativos maliciosos que são usados para prejudicar os usuários do Android. Em 2019, a situação começou a ser controlada com o programa Play Protect.

Contudo, alguns malwares acabaram voltando com outro nome ou até mesmo burlando o sistema de verificação da gigante das buscas. Colaborando com essa informação, a McAfee divulgou um relatório onde indica que hackers estão aprimorando a sua estratégia para aplicar golpes.

O "Mobile Thread Report 2020" indica que grande parte dos golpistas agora se escondem em aplicativos que parecem originais, mas que são falsos. Esse tipo de golpe teve um crescimento de 50% em 2019, sendo que o número já vinha escalando desde 2018, quando o índice chegou a 30%.


Um dos malware mais usados no momento é conhecido como LeifAccess (Shopper). Ele rouba as credenciais da conta Google do usuário para publicar críticas e reviews em aplicativos falsos. A ideia é burlar os sistemas de controle da Play Store evitando a queda da nota de um app malicioso.

Em uma análise prévia, a equipe de segurança da McAfee conseguiu encontrar uma série de aplicativos falsos que se parecem com os originais. Em alguns casos, os criminosos copiam o ícone, a interface e até mesmo a forma de funcionamento do app:

Foi possível identificar cópias falsas dos aplicativos Spotify e até mesmo do game Call Of Duty, por exemplo. Além de roubar os dados, esses apps também infestam o celular da vítima com publicidade.

Por enquanto, o Google não se manifestou sobre as descobertas da McAfee. De toda forma, a recomendação que fica é sempre ter atenção quando for baixar um aplicativo da Play Store, uma vez que o usuário ainda é a maior barreira de segurança para esse tipo de golpe no Android.


4

Comentários

Play Store segue infestada de apps falsos que roubam dados dos usuários, diz McAfee
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista