LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei no 5G pode atrapalhar cooperação de defesa com Brasil, dizem EUA

09 de março de 2020 21

Em visita aos Estados Unidos no último sábado, o presidente Jair Bolsonaro jantou com Donald Trump e assinou um Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, na sigla em inglês). O texto prevê que os países cooperem no desenvolvimento de soluções no campo militar.

No entanto, um assessor do alto escalão da Casa Branca disse que a relação entre Brasil e Estados Unidos pode ser prejudicada caso a Huawei entre no mercado 5G. O tema não teria sido tratado diretamente entre os dois presidentes, mas a parceria entre os países vem avançado na área de defesa e inteligência.

Por isso, o governo estadunidense espera que o Brasil não entregue a rede 5G aos chineses. Isso porque a Casa Branca tem tomado uma série de medidas para impedir que a Huawei forneça equipamentos de telecomunicações no seu mercado interno.

Imagem/Reprodução:AFP/AFP

Falando em condição de anonimato, o assessor foi direto ao conversar com a Reuters e citou o exemplo do Reino Unido:

Nós acreditamos fortemente, e olhe, claramente, que para ter uma cooperação forte de defesa e inteligência com o Brasil, você sabe, ter os chineses penetrando a rede de 5G, particularmente pela Huawei, iria se tornar um enorme impedimento. Esse é apenas um fato, um fato lamentável. Isso está por exemplo afetando nossa relação com o Reino Unido.

Até o momento, o governo brasileiro ainda não adotou nenhuma medida que impeça a Huawei de fornecer equipamentos para operadoras nacionais. No entanto, o leilão do 5G vem sendo adiado constantemente, indicando que a intenção é esperar que outras empresas alcancem a chinesa:

Isso é realmente um tema de segurança nacional para nós e também deveria ser para o Brasil. Claro que o Brasil não quer que os chineses, através da Huawei ou outros meios, coloquem em perigo a privacidade dos seus cidadãos ou a segurança da sua infraestrutura.


21

Comentários

Huawei no 5G pode atrapalhar cooperação de defesa com Brasil, dizem EUA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista