LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vitória indesejada? Android foi o sistema operacional mais vulnerável de 2019

09 de março de 2020 7

O mercado de dispositivos móveis hoje em dia é disputado por apenas dois sistemas operacionais: Android e iOS. E dado o apelo mais popular do primeiro, era um tanto óbvio de se esperar maior adesão ao ecossistema do Google, não é mesmo?

Com grandes poderes chegam também grandes responsabilidades: o SO foi o mais visado para ataques hackers no ano passado, e foram descobertas pelo menos 414 vulnerabilidades com potencial para invasão dos dispositivos abarcados com o sistema. Como sabemos, o Google fornece mensalmente patches de segurança, mas eles só vão para os aparelhos mesmo se as fabricantes trabalharem para isso.

Esse número fez com que o Android fechasse o último ano como o SO mais vulnerável a ataques, e bem, vimos que mesmo apps da Play Store tiveram o intuito de prejudicar o usuário em algumas ocasiões. O Linux ficou em 2º lugar com 360 vulnerabilidades, e o Windows 10 veio depois com 357 problemas graves.


O que pode ser mais curioso para alguns é que mesmo o Linux teve mais problemas que o produto da Microsoft. e mais: nos últimos 20 anos, quem mais sofreu com problemas de segurança foi o Linux, com 3.067 falhas graves, e logo depois o Android, com 2.563. O Windows 10 mesmo está lá no final do ranking, com 1.111 problemas de alto risco.

Algo a se ressaltar sobre o Android é que, diferente do Windows ou iOS, seu código é aberto e algumas empresas fazem verdadeiros horrores com essa tal liberdade. Sabemos que muitas fabricantes personalizam a experiência. A Samsung, por exemplo, veste seus smartphones com a One UI. A título de curiosidade, março começou com a correção de 25 problemas no Android dela que foram derivados de personalizações da própria sul-coreana.

A melhor forma de se manter protegido é sempre atualizar o celular quando uma atualização estiver disponível. Vale lembrar, um problema grave que afeta os chips da Mediatek foi descoberto, e ainda não se sabe se uma correção poderá ser providenciada por software.

E você, já enfrentou algum problema grave de segurança com o seu celular? Conte para a gente nos comentários!


7

Comentários

Vitória indesejada? Android foi o sistema operacional mais vulnerável de 2019
  • Engraçado que o tudo celular omite no título e na matéria que isso é bom e todas as brechas foram corrigidas e nenhuma quase é do Android em si e sim de componentes de hardware de outras empresas

      • Eu diria q sim na questão de segurança por ser menos utilizado e popular, mas acho q entre os os dois tirando a fluidez, (que vai minimamente para o Windows) é uma questão de gosto

          • Eu até gosto do Android, mas é inegável que esse sistema, sempre teve um desenvolvimento porco desde da sua primeira versão, eu não consigo entender como um sistema todo cheio de brechas e mal otimizado, já que só roda satisfatoriamente bem, em aparelhos com 6gb de RAM e processadores da Nasa, conseguiu ser líder no setor mobile, porque a Google ao invés de ficar lançando Android 11, 12, 13, 14, Android doce de não sei o que todo ano, não refaz esse sistema do zero, deixa ele mais leve e seguro, da uma organizada em suas estruturas, eu uso o Android a muito tempo e ainda existem bugs no sistema, principalmente na questão da fluidez, organização, acúmulo de cache exagerado, fragmentação, vírus na própria loja de Apps e por aí vai e pior você não tem para onde correr, ou é Android, ou uma fortuna em um Iphone, que situação o setor mobile chegou.

              • Kkkkkkkk kkkkkkkkk Linux kkkkkkkkkkkk kkkkkkk cadê os evangelizadores de Linux agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                • E mais uma vez, Android abaixo dos outros.

                  Android

                  Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2021

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas