LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vitória indesejada? Android foi o sistema operacional mais vulnerável de 2019

09 de março de 2020 7

O mercado de dispositivos móveis hoje em dia é disputado por apenas dois sistemas operacionais: Android e iOS. E dado o apelo mais popular do primeiro, era um tanto óbvio de se esperar maior adesão ao ecossistema do Google, não é mesmo?

Com grandes poderes chegam também grandes responsabilidades: o SO foi o mais visado para ataques hackers no ano passado, e foram descobertas pelo menos 414 vulnerabilidades com potencial para invasão dos dispositivos abarcados com o sistema. Como sabemos, o Google fornece mensalmente patches de segurança, mas eles só vão para os aparelhos mesmo se as fabricantes trabalharem para isso.

Esse número fez com que o Android fechasse o último ano como o SO mais vulnerável a ataques, e bem, vimos que mesmo apps da Play Store tiveram o intuito de prejudicar o usuário em algumas ocasiões. O Linux ficou em 2º lugar com 360 vulnerabilidades, e o Windows 10 veio depois com 357 problemas graves.


O que pode ser mais curioso para alguns é que mesmo o Linux teve mais problemas que o produto da Microsoft. e mais: nos últimos 20 anos, quem mais sofreu com problemas de segurança foi o Linux, com 3.067 falhas graves, e logo depois o Android, com 2.563. O Windows 10 mesmo está lá no final do ranking, com 1.111 problemas de alto risco.

Algo a se ressaltar sobre o Android é que, diferente do Windows ou iOS, seu código é aberto e algumas empresas fazem verdadeiros horrores com essa tal liberdade. Sabemos que muitas fabricantes personalizam a experiência. A Samsung, por exemplo, veste seus smartphones com a One UI. A título de curiosidade, março começou com a correção de 25 problemas no Android dela que foram derivados de personalizações da própria sul-coreana.

A melhor forma de se manter protegido é sempre atualizar o celular quando uma atualização estiver disponível. Vale lembrar, um problema grave que afeta os chips da Mediatek foi descoberto, e ainda não se sabe se uma correção poderá ser providenciada por software.

E você, já enfrentou algum problema grave de segurança com o seu celular? Conte para a gente nos comentários!


7

Comentários

Vitória indesejada? Android foi o sistema operacional mais vulnerável de 2019
  • Engraçado que o tudo celular omite no título e na matéria que isso é bom e todas as brechas foram corrigidas e nenhuma quase é do Android em si e sim de componentes de hardware de outras empresas

      • Eu diria q sim na questão de segurança por ser menos utilizado e popular, mas acho q entre os os dois tirando a fluidez, (que vai minimamente para o Windows) é uma questão de gosto

          • Eu até gosto do Android, mas é inegável que esse sistema, sempre teve um desenvolvimento porco desde da sua primeira versão, eu não consigo entender como um sistema todo cheio de brechas e mal otimizado, já que só roda satisfatoriamente bem, em aparelhos com 6gb de RAM e processadores da Nasa, conseguiu ser líder no setor mobile, porque a Google ao invés de ficar lançando Android 11, 12, 13, 14, Android doce de não sei o que todo ano, não refaz esse sistema do zero, deixa ele mais leve e seguro, da uma organizada em suas estruturas, eu uso o Android a muito tempo e ainda existem bugs no sistema, principalmente na questão da fluidez, organização, acúmulo de cache exagerado, fragmentação, vírus na própria loja de Apps e por aí vai e pior você não tem para onde correr, ou é Android, ou uma fortuna em um Iphone, que situação o setor mobile chegou.

              • Kkkkkkkk kkkkkkkkk Linux kkkkkkkkkkkk kkkkkkk cadê os evangelizadores de Linux agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                • E mais uma vez, Android abaixo dos outros.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista