LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cura do coronavírus?! Medicação de Cuba já existia e não tem comprovação de efeito

12 de março de 2020 93

Atualização (12/03/20) – RB

Nesta quinta-feira (12), o jornal oficial de Cuba, o Granma, divulgou uma notícia na qual dizia que o medicamento interferon alfa 2B – produzido no país – teria sido utilizado na cura de 1.500 pacientes com coronavírus na China. O país ainda estaria desenvolvendo a primeira vacina contra a doença. Mas parece que as informações, na realidade, não são bem assim.

De acordo com o Estadão, a Fiocruz declarou que o remédio não é novo. Ele já teria sido utilizado em pacientes com hepatite B, hepatite C e leucemia. Já o site Olhar Digital destaca, por meio do infectologista Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante, que essa medicação é utilizada em pessoas portadoras de imunodeficiência humana, o HIV.

O interferon alfa 2B teria sido um dos 30 medicamentos escolhidos pelas autoridades de saúde chinesas como possíveis de se oferecer uma “cura” para a doença. Contudo, ainda não há confirmação de sua eficácia.

Imagem: Reprodução

Vale ressaltar que, para uma vacina contra a Covid-19 ser criada, são necessárias quatro etapas de desenvolvimento: pesquisa simples; estudos pré-clínicos, sem testes em seres vivos; experimentos em pessoas; e, por último, disponibilidade para a população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda destaca que as vacinas já existentes contra gripes comuns e pneumonia não protegem do coronavírus. Portanto, será necessário desenvolver uma cura própria.

E aí, você acredita que algum desses 30 remédios selecionados pela China realmente conseguem curar uma pessoa do Covid-19? Participe conosco!

Texto original (12/03/20)

Cura do coronavírus?! Cuba cria medicação, salva centenas de pessoas e trabalha em vacina

O coronavírus, que foi decretado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, tem amedrontado diversos países com o cancelamento recente de diversos eventos como o Salão do Automóvel de Genebra, além de colocar toda a Itália, onde todas as lojas da Apple foram fechadas para evitar aglomerações. A notícia de hoje vem de Cuba, que está mais próxima de encontrar um tratamento definitivo para a infecção.

Após 105 nações já registrarem casos de coronavírus, sendo a própria Cuba a última delas a indicar os casos de turistas italianos infectados. Segundo o Ministério da Saúde Pública os turistas não correm risco de morte, entretanto, eles não apresentam sintomas, o que é ainda mais preocupante pois outros turistas da Itália chegaram recentemente ao país.

Esses turistas serão tratados com o Interferon alfa 2B, o medicamento criado pelo país para combater a infecção que está sendo produzido na fábrica cubana Chang-Heber, que fica em Changchun, na China. Atualmente a Comissão Nacional de Saúde da China elegeu 30 medicamentos indicados para combater o COVID-19 e o Interferon alfa 2B é um deles.

O remédio já foi capaz de reverter o estado de mais de 1.500 pessoas portadoras do vírus. Segundo Luis Herrera Martínez, que é consultor científico e comercial do grupo BioCubaFarma afirmou:

“O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado.”

Um antiviral nomeado "cigb 210" já está sendo desenvolvido e Cuba também já trabalha numa vacina para evitar o contágio de pessoas saudáveis. Segundo o governo cubano, a chave para prevenir contaminações até o momento foi a mobilização do Ministério da Saúde, que está agindo em todo o país em com equipes ensinando cidadãos a se proteger com hábitos simples.


93

Comentários

Cura do coronavírus?! Medicação de Cuba já existia e não tem comprovação de efeito
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista