LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: coronavírus é usado em app falso, phishing e malware para coletar dados

12 de março de 2020 0

Como se não bastasse a pandemia de Covid-19 ter impactos na saúde e em diversos outros setores do mundo, o coronavírus tem sido utilizado para a aplicação de golpes nos usuários de celular e PC.

A coluna Detetive TudoCelular separou três casos descobertos nos quais o surto da doença foi explorado para coletar dados dos usuários. Confira:

App “oficial” falso

Nesta semana, um aplicativo foi removido da Google Play Store por coletar dados pessoais da população no Irã. A ferramenta havia sido promovida pelo próprio governo do país, com a alegação de que supostamente teria a capacidade de identificar e acompanhar as infecções por Covid-19.

A retirada da loja de apps do Android ocorreu depois de acusações feitas por diversos usuários. Com o nome de AC19, ele tinha acesso a informações como a localização geográfica e o número de telefone dos usuários.

A desenvolvedora da aplicação teria sido a empresa Smart Land Strategy, responsável por dois clones do Telegram, também deletados da Play Store por coletar dados dos usuários.

Apesar de ter saído da loja oficial do Google, o aplicativo ainda é oferecido por ferramentas de terceiros ou pelo website oficial do recurso.

Phishing

Um dos primeiros problemas relatados de exploração do coronavírus foi por campanhas de phishing feitas por cibercriminosos. Eles criam e-mails com domínios falsos feitos semelhantes a Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por meio de links maliciosos, os hackers utilizam as emoções humanas para redirecionar os internautas amedrontados com a pandemia para outras páginas, onde conseguem obter suas informações sensíveis de várias maneiras.

O alerta foi feito pela Allot, fornecedora de soluções de inteligência e segurança de rede para provedores de serviços. Ela ressalta que, desde 2013, foram mais de US$ 12,6 bilhões roubados por perdas globais de e-mails corporativos.

Malware

No começo de fevereiro, a Bitdefender emitiu um alerta global de segurança, devido à intensificação de ataques de malware que utilizavam a epidemia de coronavírus para enganar usuários.

Segundo a representação da fabricante de antivírus no Brasil, Securisoft, os códigos maliciosos têm contaminado computadores de usuários corporativos e domésticos com o trojar Emotet, conhecido também como Geodo ou Mealybug.

Esse malware é focado em roubo de dados bancários e foi descoberto em 2014. Ele passou a ser utilizado com o uso do coronavírus para atrair os usuários em diversos idiomas. Até então, não tinha aparecido na língua portuguesa, mas nada impede que mensagens no idioma falado no Brasil apareçam, conforme o crescimento dos casos no país.

Como se prevenir?

Uma das recomendações básicas e padronizadas em todos os casos de problemas de segurança digital é nunca acreditar em mensagens ou e-mails provenientes de fontes desconhecidas.

Antes de clicar em links, faça uma pesquisa se realmente procede a campanha contra o coronavírus e veja se há notícias nos veículos de comunicação que abordem o tema. Também evite passar qualquer dado pessoal a anônimos ou em sites suspeitos.

Outro ponto importante é manter instalado algum software antivírus nos seus dispositivos, para que eles detectem quando houver alguma ameaça de cibercriminosos e impedir uma invasão.

Você chegou a receber alguma mensagem ou conhece algum aplicativo suspeito que use o coronavírus para fazer vítimas? Relate para a gente no espaço abaixo.


0

Comentários

Detetive TudoCelular: coronavírus é usado em app falso, phishing e malware para coletar dados
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista