LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google usa Play Store e Android como arma para impedir crescimento do Amazon Fire TV

13 de março de 2020 7

Por mais que o Google e a Amazon tenham entrado em acordo para liberar o aplicativo oficial do YouTube no Fire TV e o Amazon Prime Vídeo no Chromecast, a relação entre as empresas não é muito boa. Isso porque a disputa entre ambas vai muito além de simples aplicativos.

De acordo com informações mais recentes, o Google tem usado uma amarra legal para barrar o crescimento do Fire TV no segmento de Smart TVs. Fontes da indústria comentaram que a gigante das buscas tem um contrato que bloqueia o acesso a seus serviços, se uma fabricante utilizar outro sistema em qualquer modelo da mesma marca.

Assim, caso a fabricante lance uma TV com algum Android não certificado pelo Google, ela provavelmente vai perder acesso a Play Store e outros aplicativos do Google. O impedimento também se torna válido para outros dispositivos, ou seja, smartphones e tablets.


Além da obrigação contratual impedir o crescimento do seu maior concorrente, o Google também tem atuado em outra frente para fechar mais parcerias com fabricantes de Smart TVs. Durante a sua conferência de 2019, a empresa anunciou que Sony, TCL, Xiaomi e Hisense entraram no time do Android TV.

Em linhas gerais, isso impede que qualquer uma delas lance uma TV com o Fire TV ou outro sistema. Supondo que a Xiaomi anuncie uma TV sem seguir as regras do Google, todos os seus smartphones perdem o acesso para a Play Store e aplicativos da empresa. É como se a chinesa se tornasse uma nova Huawei.

Claro que esse é um grande problema para marcas menores ou iniciantes. Samsung e LG utilizam softwares proprietários e seguem liderando grande parte do mercado de Smart TVs em todo o mundo sem sofrer penalidades. Isso porque não seria sensato para o Google tirar a Play Store dos smartphones Samsung, por exemplo.

Outro ponto curioso é que o Google não tem a mesma rigidez com o Roku TV, que chegou ao Brasil recentemente. Levando em consideração o segmento de Smart TVs dos Estados Unidos, o software tem 30% de participação de mercado, enquanto que o Fire TV alcança 12% e o Android TV fecha o pódio com apenas 9%.


7

Comentários

Google usa Play Store e Android como arma para impedir crescimento do Amazon Fire TV
  • Uso Fire TV muito bom, mas não recomendo o Basic que é vendido aqui oficialmente, o desempenho deixa a desejar (pelo menos no meu caso).

      • amazon é melhor e pronto fazer o que google...

        • Roku tem 30% nos EUA? Informação interessante!! Vou procurar saber mais sobre o Roku.

            • Na minha opinião nem compensa adquirir essas tvs (não pelo sistema que é excelente que fiquei sabendo), é pq não são 4K. Se vier alguma modelo 4K, dependendo do preço, pode se pensar no caso. E o gadget pode comprar via importadora (mercado livre ou outro comércio), mas há barreiras dos apps devido o hardware não estar disponível.oficial na região. Então por enquanto, pode ser por um curto espaço temporário, não compensa a linha Roku, ainda! Vá de sistema Tyzen(tio Samsung ou pai lg webOs) ou os dongles da Google ou Amazon.

                • O sistema roku desembarcou aqui no Brasil de forma oficial dentro das TVs da AOC. Seu dispositivo "gadget", tipo um set-box para competir com o famoso Chromecast e Fire TV stick ainda não chegou, eles analisam trazer. Importante ressaltar que o modelo da tv AOC de 32 Pol não compensa por possuir hardware inferior, e ainda é 720p, só compensa a modelo de 42 Pol ou é 43pol (n lembro a polegada) que possui hardware avançado e é FULL HD. Apensar que o sistema foi otimizado(enxuto) para rodar bem na tv menor.

                  Tech

                  Coronavírus: Brasil tem 4.371 casos confirmados de Covid-19; mortes chegam a 141

                  Economia e mercado

                  Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

                  Android

                  Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

                  Android

                  Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena