LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

COVID-19: entenda como a NASA está se protegendo do coronavírus

17 de março de 2020 7

A pandemia do coronavírus está atingindo taxas de infecção incrivelmente altas em diversos países e, infelizmente, já tivemos a primeira fatalidade no Brasil e, dessa forma, não nos surpreende que dois funcionários da NASA já tenham sido infectados. Ainda assim, a Agência Espacial Americana não anunciou qualquer atraso em missões, diferente da Agência Espacial Europeia.

Na Europa, a Agência Espacial anunciou que a missão ExoMars 2022 foi adiada e um dos motivos foi o coronavírus. O funcionário da agência americana que deu positivo para o COVID-19 trabalha na Califórnia, no Centro de Pesquisa Ames, o teste foi realizado em 8 de março. O segundo trabalhador é de um centro de voos do Alabama. Tudo isso ativou o que a NASA chama de Sistema de Resposta.


Esses eventos elevaram o nível desse sistema de defesa da NASA para o segundo mais alto possível: o 3, limitando os serviços realizados nas bases aos essenciais e liberando todos os funcionários possíveis para realizarem seus trabalhos em casa, pelo computador, conforme o possível, semelhante ao que a Apple fez ao fechar todas as lojas de fora da China. Veja os 4 níveis de Resposta da NASA no gráfico divulgado pela agência em inglês:

Níveis dos alertas de Sistema de Resposta da NASA

Nas demais instalações da agência, o nível 2 foi ativado. Com ele em vigor, as restrições são um pouco menores, como por exemplo incentivo ao trabalho em casa, distanciamento social, cancelamento de visitas entre instalações mantendo apenas as extremamente necessárias, além de maiores cuidados com a higiene como lavar as mãos e manter o ambiente limpo.

Allard Beutel, porta-voz da NASA diz que até o momento nenhum outro caso foi registrado. No quadro geral, nenhuma instalação atingiu o nível mais alto de Estrutura de Resposta: o 4, onde apenas funcionários necessários para manutenção da vida dos astronautas e problemas de estruturas espaciais entram nas instalações da agência, que fecham totalmente para demais pessoas.

Telescópio James Webb

Dentre missões que podem sofrer atrasos ou adiamentos temos as seguintes:

É interessante dizer que o último item da lista, James Webb, já está em atraso, ou seja, as pesquisas podem demorar mais tempo ainda. Outros projetos internos da NASA podem sofrer atrasos também, já que ela realiza muitos outros envolvendo apenas funcionários internos, sem anúncio direto ao público, como três campanhas científicas aéreas da NASA Earth Science, que ocorreriam no outono e foram adiadas.

O porta-voz disse que todos os projetos continuarão seguindo conforme o planejado e "à medida que a situação do coronavírus continuar, faremos os ajustes necessários".

Entretanto, o Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy foi fechado nesta semana por tempo indeterminado para evitar a aglomeração de pessoas. Outra missão que pode ser comprometida é o lançamento do foguete russo Soyuz MS-16 que deve ocorrer em 9 de abril que entregará o astronauta Chris Cassidy à NASA e os cosmonautas Nikolai Tikhonov e Andrei Babkin à Estação Espacial Internacional.


7

Comentários

COVID-19: entenda como a NASA está se protegendo do coronavírus
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista