LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: operadoras passam a rastrear localização de celulares na Europa

26 de março de 2020 2

A Comissão Europeia e as operadoras do continente vão aplicar uma nova iniciativa para tentar combater a evolução do coronavírus na região. As provedoras pretendem rastrear a localização de celulares com a intenção de monitorar o avanço da Covid-19 no local.

Por enquanto, oito companhias já estão confirmadas para a ação: Vodafone (Reino Unido), Deutsche Telekom (Alemanha), Telefónica (Espanha), Telecom Italia, Orange (França), A1 Telekom (Áustria), Telenor (Noruega) e Telia (Suécia e Finlândia).

Imagem: Reprodução

O gerenciamento dos dados de localização dos usuários ficará todo a cargo da Comissão Europeia, a qual irá avaliar como está espalhada a doença a fim de definir para quais lugares mais suprimentos médicos precisam ser enviados.

Por outro lado, o órgão europeu pretende tomar cuidados para manter as informações das pessoas em segurança. Uma dessas medidas seria anonimizar os dados, a fim de impedir a identificação individual de cada usuários. Outra consiste em deletar os dados após o término da pandemia da doença.

Em contrapartida, a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados vai querer ficar informada sobre quais serão as informações coletadas, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que deverá haver respeito à privacidade e aos direitos humanos.

Até agora, no Brasil, as operadoras presentes no país têm optado por liberar mais velocidade, dar bônus de internet e disponibilizar apps sem descontar da franquia. Por enquanto, não foram relatados casos de rastreio de celulares para ajudar a combater a Covid-19 em território nacional.

Aproveite para ficar por dentro das últimas notícias sobre o coronavírus na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso pode ser feito por este link.

Você acredita ser uma medida eficaz a nova ação das empresas de telecomunicações na Europa? Comente conosco!


2

Comentários

Coronavírus: operadoras passam a rastrear localização de celulares na Europa
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 667 mortes em 13.717 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Abril 2020

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

Android

Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular