LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: EUA estariam usando localização de celulares para rastrear contaminação

29 de março de 2020 11

No Brasil a Tim está ajudando as autoridades do Rio de Janeiro fornecendo um mapa de calor de conexões na sua rede para ajudar na criação de estratégias de combate ao novo coronavírus, mas nos EUA Donald Trump pode estar se valendo de um mecanismo um pouco mais complexo para saber como anda o trânsito de pessoas em até 500 cidades de lá.

O governo norte-americano está supostamente tentando rastrear a pandemia aproveitando dados de geolocalização gerados pela publicidade online mostrada em celulares, com a intenção de aprender como o vírus está viajando por aí. A medida é similar a uma adotada pela Europa.

Nos EUA, talvez como uma forma de pular debates com fabricantes e operadoras, o canal de dados escolhido foi o da publicidade fornecida aos consumidores, essa que muitas vezes se vale da localização do usuário para, por exemplo, mostrar produtos de uma loja próxima. Assim, as autoridades estadunidenses não pedem necessariamente permissão para a Apple, Samsung, AT&T e outras na hora de coletar essas informações, terceirizando essas permissões às agências que oferecem essas campanhas, e acabam por repassar ao governo.


A informação chega pelo Wall Street Journal, que informa ainda que o governo repassa essas informações a autoridades locais que, por exemplo, consegue identificar quando grandes aglomerações estão acontecendo, o que pode levar à disseminação do vírus em larga escala.

Os dados, apesar de personalíssimos pela característica da geolocalização para oferta de produtos, estariam sendo anonimizados antes de serem integrados nesse grande mapa de calor.

A ideia, ainda, seria a de ajudar a entender os impactos sociais e econômicos da pandemia, monitorando a queda de visitação de estabelecimentos e outros.

Vale lembrar, no Brasil diversos governos estaduais e municipais têm decretado a quarentena compulsória, e em alguns regiões há previsão até mesmo de multas para determinados grupos (como idosos) que não justificarem saídas para atividades essenciais como farmácias e mercado.

E você, o que tem feito nessa luta contra o novo coronavírus? Conte para a gente nos comentários!


11

Comentários

Coronavírus: EUA estariam usando localização de celulares para rastrear contaminação
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista