07 Maio 2020
Conspiracionistas gostam de conspirar, e por isso, por alguma razão, enchem as redes sociais de falsas correlações entre o novo coronavírus a internet 5G. Esse assunto já foi tão longe que teve gente tentando derrubar a infraestrutura de internet de algumas provedoras pelo mundo.
Para mitigar esse problema nas suas plataformas, o Facebook promete adotar medidas agressivas contra publicações conspiracionistas envolvendo 5G, isso principalmente por causa dessa correlação com a Covid-19. Detalhe é que a empresa promete que esse combate será feito contra posts que incitem violência física de alguma forma, o que inclui ainda falsas curas, como auto-medicação, que de toda forma pode mesmo causar dano físico ao usuário.
A medida será estendida ainda a publicações que desprezem o distanciamento social quando tentarem se amparar em dados falsos sobre possíveis benefícios dessa prática. Afinal, mais uma vez, a irresponsabilidade dessas medidas pode levar ao contágio pela Covid-19, o que nos leva ao enquadramento da medida como uma publicação com grande potencial de dano físico na rede.
O posicionamento do Facebook vem logo após a companhia de Mark Zuckerberg e também o Twitter deletarem publicações de Nicolás Maduro e Jair Bolsonaro, nesse último caso por publicações que incitavam a violação de medidas de isolamento social.
Vale lembrar, o governo finalmente liberou o site e app da Caixa para cadastramento de trabalhadores informais, autônomos e MEIs durante a crise do coronavírus, que pela quarentena estão passando por um período econômico ruim. O benefício inicialmente será pago por três meses, em cota de R$ 600 ou R$ 1.200 a depender da configuração do grupo familiar.
Mais informações podem ser consultadas aqui.
E você, o que achou dessa nova medida do Facebook para mitigar teorias da conspiração na rede? Conte para a gente nos comentários!
Comentários