LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: estudo com participação de ministro da Saúde projeta casos até meados de setembro no país

07 de abril de 2020 10

A quarentena a qual Ministério da Saúde, governos estaduais, municipais, infectologistas e a Organização Mundial de Saúde tem recomendado diariamente ao mundo durante a pandemia do novo coronavírus visa achatar a curva de contágio da Covid-19, já que nenhum sistema de saúde do mundo deverá dar conta de atender todos os casos graves da doença se ela explodir tão rapidamente.

No Brasil muitas regiões já estão com o comércio fechado desde meados de março, e em São Paulo, por exemplo, o estado estendeu as medidas de prevenção até pelo menos 22 de abril, enquanto constrói hospitais de campanha.

Enquanto cada um faz a sua parte, as previsões para que esse pequeno sacrifício dos brasileiros surta efeito dão conta de que a quarentena precisará ir mais além.

Em um estudo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e outros cientistas divulgaram um relatório em que apontam circulação do vírus no país até meados de setembro. Isso não significa que a quarentena precisará durar até o próximo semestre, mas como inicialmente as previsões davam conta de que a circulação relaxaria a partir de junho, alguns ajustes nas medidas preventivas deverão ser feitos por autoridades governamentais.


Além de Mandetta assinam o estudo pesquisadores da UFMS e UEA, além da Fiocruz e da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. Modelos matemáticos divulgados dão conta que além do potencial de circulação até setembro, o Brasil atingirá o ponto mais dramático do contágio agora em abril, se estendendo até maio.

Segundo o ministro Mandetta, a própria OMS reconheceu que classificou tardiamente a Covid-19 com a gravidade devida, o que pode ter dificultado a mensuração de implementação das intervenções específicas em tempo hábil para o alastramento do novo coronavírus a outros países.

Vale lembrar, se você é um trabalhador autônomo, informal, ou MEI, pode verificar se está apto a receber o auxílio de renda emergencial pelos próximos três meses, que varia de R$ 600 a R$ 1.200 dependendo da sua configuração familiar.

E você, está em quarentena voluntária? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Covid-19: estudo com participação de ministro da Saúde projeta casos até meados de setembro no país
  • Antigamente no Brasil se projetava algo assim e na realidade os nº eram bem superiores (pois usavam um cenário otimista/utópico demais), hoje é ao contrário, usam um cenário pessimista/apocalíptico, tanto é que os nº estão bem abaixo que o previsto por eles.

      • O que eu ainda não entendi, é porque esse ministro parece estar em alguma treta com o pessoal do governo. Pelo o que eu li e pelo o que eu vejo falarem dele, parece estar fazendo um bom trabalho. Claro que não tenho 100% de certeza.
        Alguem pode me esclarecer o que esta acontecendo? Acho que perdi algo...

          • Esse sujeito sempre deu apoio a Bozzo.
            Não nos enganemos.

            • O Mandetta não é apenas um cara técnico e sem ambições políticas. Ele era deputado antes de assumir essa pasta, se não me engano, ainda é, caso o Bolsonaro precise do voto dele pra passar alguma votação apertada, ele pode ser dispensado do cargo, votar e depois ser reempossado. porém, o mandetta é do DEM que é do mesmo partido do Maia e do Alcolumbre que não tem o que se pode chamar de uma relação republicana entre si, tanto é que de vez em quando sai umas rusgas entre eles. No fim das contas, é mais um jogo de poder, já que no presidencialismo brasileiro um presidente tem pouco poder e precisa muito do apoio da camara dos deputados e o Maia se sente o primeiro ministro tupiniquim.

              • "pequeno sacrifício"?!Seria mesmo pequeno se a massa da população brasileira que vende o almoço pra comprar a janta pudesse ficar tranquilo em casa, enquanto o vírus circula por aí, porém, não é o caso e é, na verdade, um sacrifício o que precisamos fazer pra evitar mais mortes a custa da possibilidade de passar uma séria penúria nos próximos meses.

                  • www.phonearena.com/news/samsung-galaxy-note-9-display-issues-march-2020-software-update_id123656#post_2328990

                    • Coitado desse ministro

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Windows

                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                      Economia e mercado

                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista