LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Médicos indicam que Covid-19 também pode causar danos ao cérebro e aos rins

22 de abril de 2020 4

Pesquisadores e médicos dos Estados Unidos estão descobrindo que a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode atacar agressivamente outros órgãos importantes do corpo humano. Como sabemos, o vírus é conhecido por afetar o pulmão de muitos pacientes, mas novos estudos apontam que o problema pode ser muito maior.

De acordo com a neurologista Jennifer Frontera, do hospital universitário Langone, em Nova York, entre 5% e 10% dos pacientes com coronavírus precisam de tratamento especializado para o sistema nervoso. A médica comenta que esse número também é subestimado, uma vez que muitos doentes estão sedados.

A revista da Associação Médica Americana pode clarear um pouco mais a situação. Segundo um estudo divulgado nas últimas semanas, 77 pacientes de um grupo de 214 chineses tiveram sintomas neurológicos associados ao vírus: perda de olfato, nevralgias, convulsões e até mesmo derrames.


Frontera endossa o estudo e diz que algumas pessoas com Covid-19 perdem a consciência por breves períodos, enquanto outros pacientes tiveram derrames. Em alguns casos, a encefalite autoimune, causada por uma resposta imunológica anormal, causa um inchaço no cérebro.

Outro problema relacionado a doença é que ela também tem provocado danos aos rins. Um estudo pré-publicado aponta que 27% de 85 pacientes internados em Wuhan apresentaram insuficiência renal, sendo que isso foi notado com a presença de proteína e sangue na urina.

O pulmão é a principal zona de combate. Mas uma fração do vírus possivelmente ataca o rim. E, como no campo de batalha real, se dois lugares estão sendo atacados ao mesmo tempo, cada um vai ficando pior - disse Hongbo Jia, um dos autores do estudo.

Apesar dos estudos iniciais ainda estarem mapeando as principais consequências da doença, muitos médicos temem que os países comecem uma nova corrida contra o tempo para adquirir não apenas ventiladores mecânicos, mas também máquinas de diálise.

De toda forma, cientistas afirmam que os danos aos rins podem ser efeitos colaterais, uma vez que os ventiladores já prejudicam o funcionamento dos órgãos. Além disso, alguns antivirais e até mesmo doenças pré-existentes (diabetes) também são conhecidas por danificar os rins.


4

Comentários

Médicos indicam que Covid-19 também pode causar danos ao cérebro e aos rins
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista