LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google é acusado de cortar ações de diversidade para evitar reação conservadora

14 de maio de 2020 5

Conhecido por suas ações que pregam maior inclusão no mercado de tecnologia, o Google está sendo acusado de cancelar alguns programas voltados a diversidade. De acordo com informações do Business Insider, o movimento está acontecendo para proteger a companhia "da reação conservadora".

O Google vem fazendo um movimento lento e desde 2018 tem reduzido alguns programas populares destinados a ensinar seus funcionários sobre preconceitos implícitos no ambiente de trabalho. Um exemplo disso são os programas que abordam temas como racismo, xenofobia e desigualdade social.

Uma fonte ouvida pela NBC disse que o movimento tem acontecido de forma sutil e pode ser notado com a redução da equipe que cuida desses projetos. Em outros casos, o Google sequer contrata gente especializada para cuidar do assunto:

Uma das principais razões para cortar o Sojourn (uma das iniciativas de diversidade) é que a empresa não quer ser vista como anti-conservadora. O Google não quer chamar a atenção e não deseja ações judiciais movidas por funcionários brancos de direita.


Por mais que possa parecer um problema meramente interno, o Google já foi alvo da direita estadunidense quando um ex-engenheiro processou a empresa acusando a gigante das buscas de descriminar conservadores. O caso aconteceu em 2018 e o funcionário foi demitido por divulgar uma carta considerada machista.

Enquanto as novas acusações voltam a chamar a atenção do mundo, o Google também vem passando por um momento conturbado. A empresa já foi alvo de protestos de funcionários que reclamavam da conduta da companhia em casos de assédio sexual.

Em setembro de 2019 uma engenheira processou o Google alegando que seu salário era muito inferior ao dos colegas homens. Já um diretor negro divulgou um memorando afirmando que "nunca deixou de sentir o fardo de ser negro" e que seria menos assediado se usasse roupas de zelador.

Google responde

Em resposta as novas acusações, o Google negou que esteja cortando seus programas de diversidade:

Qualquer sugestão de que reduzimos nossos esforços de diversidade é falsa. A diversidade, a equidade e a inclusão continuam sendo um compromisso de toda a empresa e nossos programas foram dimensionados para corresponder o ritmo de crescimento do Google.

A empresa ainda disse à NBC que cortou algumas iniciativas porque elas estavam focadas exclusivamente no racismo dos Estados Unidos e isso dificultava a sua implementação em escala global.


5

Comentários

Google é acusado de cortar ações de diversidade para evitar reação conservadora
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista