LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Brasil deve atingir pico da curva de contágio nesta semana, segundo estudo

19 de maio de 2020 15

O coronavírus está se alastrando cada vez mais pelo Brasil: no total, já contabilizamos 16.792 mortes em 254.220 casos confirmados e os números continuam crescendo cada vez mais. Agora, estudos dirigidos por pesquisadores da Coppe/UFRJ, Marinha do Brasil e Universidade de Bordeaux, na França apontam que o país deve entrar no pico da curva de contágio ainda nesta semana.

Segundo o estudo, o pico deve ser alcançado nesta semana e se estabilizar somente ao final de julho, quando a contagem de infectados deve alcançar 370 mil pessoas, por outro lado, relatos de subnotificação de casos indicam que esse número pode ser muito maior, chegando a 1 milhão de infectados, de acordo com o estudo.


O estudo criou uma projeção de contágios exclusivamente para o jornal Estadão, onde fatores como o isolamento social, capacidade de testagem do governo e medidas de higiene foram consideradas. De acordo com o estudo, o ápice da pandemia no Brasil ocorrerá daqui aproximadamente um mês, mas alguns fatores podem fazer com que isso ocorra um pouco adiante.

Isso porque a tendência é que o distanciamento social diminua com o tempo e mais testes sejam realizados, aumentando o número de casos, criando outra ascendência na curva.

Renato Cotta, professor titular da Coppe/UFRJ e consultor técnico da Marinha do Brasil explicou o que deve ocorrer depois:

"Depois do pico, o número de casos acumulados continua crescendo, ele não para de crescer, mas o país vai reportando cada vez menos casos, e a curva começa a mostrar uma tendência de queda”

Apesar do modelo não ter uma previsão a respeito da mortalidade, atualmente ela está em 6,7% em nosso país, o que indica que até o final de julho devemos contabilizar 25 mil vítimas.

Muitas variáveis envolvidas

Apesar de uma pesquisa como essa ser muito interessante, é preciso lembrar que há muitas mudanças envolvidas como taxas de isolamento social e testes aplicados, o que pode mudar muito os números nessa curva de contágio. Por isso é preciso ponderar pois o Brasil é um país continental e muita coisa pode mudar até julho.

Cotta diz que 3,5 milhões de testes já foram realizados e esse número deve chegar até 10 milhões nos próximos dias, fazendo com que a quantidade de casos aumente muito de uma só vez e isso pode levar a mudanças agressivas nas estatísticas.


15

Comentários

Coronavírus: Brasil deve atingir pico da curva de contágio nesta semana, segundo estudo
  • Não existe essa história de pico neste momento, é imprevisível, somente quando o contágio cair a números mínimos ou zero que poderemos voltar no gráfico e ver quando foi o pico.
    Se ficar tentando adivinhar, fica toda semana passando vergonha nos meios de comunicação.

      • Se o governo federal não ajudar os estados, vamo fzr oq? Uma vakinha?

          • Nois ja tá no pico meu deus %uD83E%uDD26%uD83C%uDFFB%u200D%u2642%uFE0F

              • De novo?

                  • Um número expressivo de pessoas não prossegue com os procedimentos de prevenção, saem sem máscara, fazem festa, etc, logo, o vírus se espalha mais, podendo se multar (sofrer multação genética) e criar uma nova leva de vírus, como ocorre no Brasil, que já foi contastado que o Covid-19 do Brasil é um pouco diferente de outros países, mas ainda assim, sendo o mesmo vírus!

                      • Não lembro de ler em lugar algum que houve mutação do vírus no Brasil. E não tem como controlar a disseminação do vírus com as medidas adotadas. Uma vez que ele "está no país" vai se disseminar e pronto. Nem todos podem ficar em casa e nem todos os isolados estão isentos do contágio, então vai acontecer uma hora ou outra. É um engano colocar as pessoas em casa achando que vai "evitar" o pico da doença.

                          • Inteligente você né?
                            Em nenhum momento foi informado que ficar em casa vai evitar você de pegar o COVID a ideia é evitar a super lotação dos hospitais, ficando em casa você evita ser contaminado por mais tempo, internação por parcela.
                            Não adianta ficar chorando depois que a economia não decola, que ta tudo ruim sendo que o humano Brasileiro é extremamente burro ao ponto de não conseguir ficar em casa, tem que sair na rua, sobrecarregar hospitais e contaminar um batalhão de gente porque ama uma fila e uma rodinha de conversa alheia.
                            Vamos ver o progresso de outros países enquanto o brasil fica estacionado porque o %u201Caugostovc%u201D não sabe a diferença de pegar covid e sobrecarregar um sistema de saúde que mal temos.
                            Espertão vc em?

                              • Me lembro bem que no início a quarentena era justamente para não superlotar o sistema público de saúde. Agora depois de quase 2 meses do primeiro alerta de quarentena ainda não conseguiram adequar o sistema para receber os pacientes. Aí agora vai a pergunta: quando é que vai ter equipamento ou sistema público de saúde para o equivalente de cerca de 210 milhões habitante no país? Te respondo: NUNCA. Não adianta nada você saudável ficar isolado em casa enquanto outros tem que trabalhar para te sustentar. E uma notícia é que mesmo você em casa ainda vai acabar tendo que sair em algum momento e nessa hora você poderá ser o contaminado. Por fim, você que de certo se considera muito esperto mas que não leu, viu vídeos ou aprendeu ainda, essa ideia de isolar a população saudável para evitar contágio é algo totalmente fora do padrão, pois sempre se isolam os doentes, então que fique em casa os doentes e os não vagabundos vão trabalhar. O resto fica como está.

                                • Sim, pois não adianta nada, por exemplo, a máscara te protege até 70%, logo, ela é só uma forma de prevenção, mas a partir do momento em que você, sai sem máscara e causa aglomeração, como festas por exemplo, a propagação do vírus é ainda maior. Além disso, não tem como o Brasil entrar em quarentena total, pois, não temos condições para isso porque a desigualdade em nosso país é muito grande e não temos grandes reservas de dinheiro, como os EUA e China, duas das maiores economias do mundo, entao nessa atual situação muitos passam fome, bem triste!

                                    • Mas a questão é sobrecarga de hospital, vamos pesquisar? Nós mal temos um, agora imagina se todo mundo fica doente juntos? A pfv né

                                        • A questão é, como vamos colocar todos em quarentena?
                                          Influenciadores que tem dinheiro, empresários, militares, pedindo auxílio e quem realmente precisa não ganha, ficando evidente, que quem não ganha tem que ir trabalhar!
                                          Eu lhe pergunto, você já ofereceu ajuda a um mendigo, catador ou quem vende algo no sinaleiro?
                                          Afinal, a culpa de temos hospitais ruins é nossa, em vez de nós unirmos para um bem maior e ajudar o próximo, ficamos divididos por temos opinião diferentes ou ficamos burros por causa de política!
                                          Quem tem condição de ficar em casa, fique, mas quem não tem, previna-se!

                                    • Desde março. %uD83D%uDE0F

                                        • kkkkkk Pois é... cada mês é um novo pico. Como muito divulgado nas redes sociais: enquanto houver dinheiro "livre" o pico da pandemia vai ser sempre o mês seguinte.

                                            • Dinheiro livre onde? Estamos perdendo dinheiro ao inves de ganhar, dinheiro livre quem tem é paises ricos e desenvolvidos? Deixa de ser gado

                                                • É um alienado é?? Por acaso não presta atenção nas notícias de política onde foi aprovado pelo "grande" STF e câmara onde o governo federal é "obrigado" a arcar com ajuda aos Estados para combate ao vírus? E o detalhe é que quanto mais afetado o estado mais dinheiro é destinado para o lugar!! Pelo visto existe o "gado", mas os "jumentos" não enxergam um palmo em frente o nariz.

                                            Tech

                                            Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

                                            Samsung

                                            Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

                                            Android

                                            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

                                            Tech

                                            De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular