LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Covid-19: Wuhan dá exemplo e testa quase toda sua população após novos casos da doença

03 de junho de 2020 14

Primeiro epicentro da Covid-19, Wuhan sofreu as consequências de um bloqueio da vida cotidiana que durou dois meses e meio, isso sendo a primeira região do mundo a experimentar a doença, quando seus mistérios eram ainda maiores, e havia um enorme clima de incertezas.

A China, no geral, parece ter feito a lição de casa e atualmente controla a contaminação do novo coronavírus, tanto é que a vida cotidiana já retornou por lá, com novas medidas que vieram para ficar, como proteções, limpezas constantes, e uso de máscara. O Brasil, por outro lado, tem estados que sozinhos já acumulam mais mortes que a China inteira.

Visando evitar uma nova onda de contágio, o país foi rápido ao colocar em prática um plano de testagem massiva quando Wuhan voltou a apresentar casos da doença. Depois que um grupo de casos surgiu em uma vila residencial, o governo local e também o nacional iniciaram um plano para testar quase 10 milhões de habitantes da região, em um investimento que custou US$ 125 milhões.


A capacidade diária de testes subiu de 300 mil para 1 milhão, e assim - de 19 de maio até 1º de junho - praticamente todo cidadão maior de 5 anos de idade fez um teste. E com isso Wuhan chegou a resultados animadores: apenas 300 casos positivos da Covid-19, ou seja, apenas 0,003% da população.

Com isso, nenhuma medida de bloqueio se fez necessária. Todos os pacientes com a doença estavam assintomáticos, e os que tiveram contato com eles não foram infectados.

Pequenos momentos como esse, que já foram presenciados na Coreia do Sul também, mostram que a medida mais efetiva, atualmente, é testar massivamente a população, detectar focos, e isolá-los. Esse deverá ser o novo normal, em países comprometidos e bem desenvolvidos ao ponto de poderem providenciar milhões de testagens rapidamente, até que exista uma vacina efetiva para a Covid-19.

E você, o que acha da medida adotada por Wuhan após detectar um novo foco de casos? Conte para a gente nos comentários!


14

Comentários

Covid-19: Wuhan dá exemplo e testa quase toda sua população após novos casos da doença
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 63.174 mortes em 1.539.081 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020