LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quarentena: cresce ataque a canais do YouTube, que são comercializados para golpes

05 de junho de 2020 0

Nesses tempos de isolamento social, que já começou a ser relaxado em algumas regiões brasileiras, estamos mais propensos ao consumo de mídia pela internet, e não à toa Netflix, Globoplay e outros serviços de streaming liberaram conteúdos gratuitos nos últimos meses.

Uma plataforma gratuita muito visada também é o YouTube, e talvez isso explique o porquê do número de contas a serem comercializadas na deepweb aumentou nos últimos meses.

Segundo a agência de segurança IntSights, foi detectado um volume maior de venda de credenciais de canais grandes da plataforma em portais de leilões clandestinos. Um canal de 200 mil inscritos, por exemplo, pode ser adquirido de forma relativamente barata: US$ 1 mil.


Com as credenciais em mãos, os golpistas geralmente já possuem todo um cronograma de vídeos que irão subir, como esquemas sedutores de pirâmide, ou golpes, dando uma roupagem nova aos canais. Depois de seduzirem os usuários a pagarem valores nesses esquemas fraudulentos, eles ainda procuram extorquir os donos originais da conta, mediante pedido de resgate. Assim, os US$ 1 mil usados inicialmente viram muito mais dinheiro de forma bem rápida.

Os leilões, porém, acontecem de forma bastante rápida, até porque depois da invasão de uma conta grande no serviço, o YouTube costuma ser solícito para resolver problemas, podendo reverter o estado do canal para o que ele era antes da invasão. Por um lado isso pode ser um alívio para o criador de conteúdo que foi atacado, mas o estrago com publicações fraudulentas já está feito.

O ideal, como em qualquer serviço particular, é que para além de uma senha o usuário ative também proteções adicionais, como recebimento de código SMS no celular para confirmar login, ou outros.

Vale lembrar, outro golpe que se tornou comum nos últimos tempos é o de criminosos se passando por agentes do Zoom, Microsoft, ou outras empresas detentoras de softwares de videochamada. A ideia aqui é clara: roubar o login do usuário e extoqui-lo mediante ameaça de publicação de informações, além de se valerem dos contatos do usuário para pedirem empréstimos.

E você, toma os cuidados necessários para manter sua conta segura? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Quarentena: cresce ataque a canais do YouTube, que são comercializados para golpes
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 70.398 mortes em 1.800.827 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020