LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bolsonaro provoca Globo com atraso dos boletins da Covid-19 e emissora reage com plantão

06 de junho de 2020 246

Atualização em 06/06/2020 - por EM

Sem muitas surpresas, o presidente Jair Bolsonaro deu discurso ontem (05) no qual corrobora com informações do Correio Braziliense sobre o motivo do atraso da divulgação dos números diários da Covid-19.

Em uma provocação ao Jornal Nacional, da Rede Globo, Bolsonaro afirma que "acabou matéria no JN". Isso porque os boletins diários da doença agora são divulgados por volta das 22h, quando o telejornal da emissora já se encerrou, assim como todos os outros noticiários noturnos das emissoras abertas de televisão.

Ao mesmo tempo em que joga essa provocação, o presidente alega que o atraso ocorre em meio à necessidade de pegar os dados mais consolidados. Curiosamente nos primeiros 70 dias de pandemia era possível divulgar o boletim do ministério da Saúde bem mais cedo. Fora isso, os dados dos boletins diários são obtidos a partir de uma planilha nacional que encerra coleta de dados às 19h.

Se o plano do governo era realmente o de evitar reportagens em telejornais noturnos, o tiro pode ter saído pela culatra: tão logo os números foram divulgados, a Rede Globo interrompeu sua novela com o famoso plantão, para atualizar os dados da doença no país. E como sempre, o assunto foi parar os trending topics do Twitter.

Resta saber agora se os problemas técnicos (alegados nos primeiros dias do novo horário de divulgação), ou a necessidade de mais tempo para a consolidação (alegação atual) continuarão existindo para o retardo da liberação dos números, ou se o governo desistirá dessa abordagem agora que, ao contrário do que o presidente prometeu, não acabaram as matérias no Jornal Nacional.

Vale lembrar, a liberação tardia do boletim atrasa a chegada da informação a todos os veículos de informação, não apenas os televisivos. Aqui no TudoCelular, nosso relatório diário tem saído no final da noite por conta do atraso por parte do ministério da Saúde.

Artigo original de 05/06/2020

Desde que a atual pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, o Ministério da Saúde - ainda comandado por Luiz Henrique Mandetta - divulgava em coletiva de imprensa aberta, no final das tardes, os números da doença no país. Quando Nelson Teich assumiu, porém, esses encontros duraram pouco, e tão logo o órgão do Governo Federal passou a divulgar apenas os boletins, no final dos dias.

Atualmente comandado interinamente por Eduardo Pazuello, porém, a divulgação dos boletins mudou nos últimos dias: agora eles são divulgados no final da noite. Ontem (04), quando o Brasil atingiu um novo recorde de mortes, nenhum telejornal noturno pôde dar a informação, já que o relatório só foi divulgado por volta das 22h.

Segundo apurou o jornal Correio Braziliense, a divulgação tardia não se dá por meros problemas técnicos: uma fonte não revelada do veículo, que seria do alto-escalão do governo, teria contado que a decisão de atrasar a divulgação dos números viria do próprio presidente Jair Bolsonaro, como forma de evitar a divulgação pela imprensa nos telejornais noturnos.


De fato, com a mudança no horário, o boletim só é divulgado após os principais telejornais de emissoras abertas encerrarem suas transmissões: Jornal Nacional (20h30), Jornal da Band (20h30), SBT Brasil (19h45) e Jornal da Record (19h45). Os números acabam ficando para os telejornais que se iniciam na madrugada, como Jornal da Globo (faixa da meia-noite).

Ao serem obrigados a trabalhar com dados do dia anterior, sem trazer o imediatismo do relatório mais atual, os telejornais podem acabar passando uma sensação de desatualização, o que pode diminuir o senso de importância da crise por parte de quem assiste.

Aqui no TudoCelular você também confere diariamente atualizações dos números da Covid-19 no país. Em virtude do novo horário de divulgação por parte do Ministério da Saúde, porém, nossa publicação também tem saído no final da noite.


246

Comentários

Bolsonaro provoca Globo com atraso dos boletins da Covid-19 e emissora reage com plantão
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 57.070 mortes em 1.313.667 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular