LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor evitar! Aplicativos de VPN para iOS tentam enganar usuários, revela Avast

07 de junho de 2020 4

Em meio a pandemia de coronavírus (COVID-19), a busca por aumentar a segurança de dados transmitidos pela internet tornou-se uma preocupação cada vez mais presente na vida de usuários e empresas e uma das soluções utilizadas por boa parte dos usuários é a aposta em contratar serviços de VPN para assim conferir mais uma camada de privacidade no envio de informações.

No entanto, segundo a empresa de segurança Avast, essa solução pode na verdade esconder o risco de ser vitima de aplicativos fraudulentos que buscam enganar o usuário, através de uma ação conhecida como "fleeceware", tendo inclusive sendo vistos apps com esse padrão na Apple App Store.

Ao contrário dos aplicativos maliciosos, os fleeceware operam de forma diferenciada, não focando em incorporar códigos maliciosos mas sim, em cobrar taxas de assinaturas excessivas ou ocultas, algo que nas revisões de lojas acaba passando tendo em vista que, ao menos teoricamente, é um serviço oferecido para aquisição.

Segundo a Avast, três exemplos disso são os aplicativos Beetle VPN, Buckler VPN e Hat VPN Pro que contam com mais de 420.000, 271.000 e 96.000 downloads, respectivamente, entre abril de 2019 e maio de 2020 só em dispositivos com iOS embarcado.

"Esses aplicativos não estão se comportando de maneira maliciosa e, portanto, driblam os processos de verificações para serem adicionados às lojas oficiais de apps, nas quais os usuários confiam. Com muitas pessoas recorrendo a aplicativos de VPN para protegerem os seus dados enquanto trabalham remotamente, isso ilustra como é importante para os usuários pesquisarem por aplicativos VPN antes de instalá-los, incluindo quem está por trás do produto, seu histórico com outros produtos e avaliações dos usuários, além da experiência em oferecer apps de segurança e privacidade". - Nikolaos Chrysaidos, Head de Segurança e Ameaças para Dispositivos Móveis da Avast.

Entre as características tidas como suspeitas apontadas pela Avast, temos que todos eles contam com avalições altas (entre 4,6 e 4,8) e comentários que possuem os mesmos padrões, levando a concluir que são falsos, sendo boa parte de elogios (e alguns poucos sinalizando para a possibilidade de golpe).

Adicionalmente, os pesquisadores da Avast instalaram e realizaram as compras de cada um dos aplicativos citados porém, ao tentarem utilizar o serviço oferecido, apenas a possibilidade de realizar novas assinaturas, não tendo sido possível estabelecer a conexão VPN oferecida.

Como identificar aplicativos fleeceware?

Um dos grandes problemas relacionados aos fleeceware é a dificuldade de identificar se esses são ou não aplicativos confiáveis, tendo em vista que podem estar basicamente em qualquer categoria de app existente nas lojas oficiais.

No entanto, pontos como avaliações extramente positivas e sintéticas podem ser o primeiro ponto para ajudar a perceber que algo de errado está acontecendo. Além disso, também é conveniente observar o período de teste gratuito (geralmente entre 3 e 7 dias) com a exigência de fornecimento de dados para cobrança automática de valores incompatíveis com os serviços prestados e quais serão os precedimentos para interromper a cobrança do app.


4

Comentários

Melhor evitar! Aplicativos de VPN para iOS tentam enganar usuários, revela Avast
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista