LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: extensão para Chrome revela estatísticas ocultas do Portal da COVID-19 no Brasil

08 de junho de 2020 3

O TudoCelular divulga diariamente um relatório com as mortes e casos confirmados de COVID-19, entretanto, alguns acontecimentos recentes por parte do Ministério da Saúde impediram que números fossem apurados corretamente, colocando incertezas sobre os dados apresentados. Entretanto, hoje uma nova extensão para Chrome promete ajudar a obter esses dados de forma mais completa.

Isso porque o Ministério da Saúde removeu o total de vítimas e infectados pelo coronavírus do seu site oficial, dificultando a apuração das estatísticas. Atualmente ele somente exibe os dados diários sobre mortes e confirmações, que podem ser vistos em covid.saude.gov.br. Veja como as informações são apresentadas:


Com a extensão desenvolvida por Apolinário Passos se chama Transparência COVID-19 e adiciona informações importantes novamente, tais como total de óbitos, infectados e recuperados da doença em território nacional, segundo as estatísticas oficiais.

Veja como os dados ficam com a extensão instalada:


A extensão é compatível com todos os navegadores baseados em Chromium, como o próprio Google Chrome, novo Edge, Opera e muitos outros. Ela pode ser instala pelo seguinte link da Chrome Web Store:

  • Transparência COVID-19 - baixar
Dados ocultos e inconsistentes

Segundo Apolinário, a extensão pega os dados de uma planilha do Ministério da Saúde que está oculta no portal, mas é atualizada diariamente com dados sobre a COVID-19 e os pacientes afetados. Vale lembrar ainda que esta atitude por parte do governo não agradou muitas pessoas.

O deputado federal Felipe Rigoni já publicou o projeto de lei 2.151/2020 que exige mais detalhes a respeito dessas estatísticas e deve ser votado ainda nesta semana na Câmara dos Deputados.

Como se isso não fosse suficiente, dados inconsistentes foram divulgados no último domingo (7): primeiro o Ministério afirmou que 1.382 pessoas morreram por COVID-19 no final de semana, horas depois esse número foi alterado para 525.

Isso levou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS a criar o Painel Conass COVID-19, que informa detalhadamente o número de casos, óbitos e letalidade do coronavírus em cada estado do país. Segundo ele, 1.116 pessoas faleceram apenas no sábado e domingo.

Alberto Beltrame, presidente do CONASS escreveu:

“A ciência, a verdade e a informação precisa e oportuna são fios condutores do processo orientador da tomada de decisão na gestão da saúde.”

Para acessar o Painel Conass COVID-19 use o link abaixo:

Por fim, vale lembrar que a atitude do Governo em ocultar números sobre a pandemia, da qual o Brasil já é considerado o atual epicentro começou há dois dias, quando os boletins informativos sofreram graves atrasos, o que levou até mesmo ao Jornal Nacional, programa jornalístico da Globo, a exibir um plantão em meio a sua programação para divulgar o relatório com os óbitos e infectados pela doença.


3

Comentários

Coronavírus: extensão para Chrome revela estatísticas ocultas do Portal da COVID-19 no Brasil
  • Inacreditável o que o Governo quer fazer.
    Esconder da população o avanço do vírus pelo País, criando a falsa sensação der segurança.
    Os meios de comunicação estão se mobilizando para apurar e divulgar prontamente os números sa pandemia.

      • Fugindo um pouco da temática Covid, vcs já pararam pra pensar na hipótese de estar modificações repentinas nos números de mortos serem uma distração para algo muito maior que está por trás?
        Algo como... Um filho da Lula com a Michelle Bolsonaro... Pqp , expliquem essa ateus.

          • Não tem justificativa do número ser menor. Por que acham que a taxa de mortalidade seria menor que as de países europeus?

            Tech

            Coronavírus: Brasil chega a 65.487 mortes em 1.623.284 casos confirmados | Relatório diário

            Google

            Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

            Apple

            Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

            Android

            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020