LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Justiça de SP autoriza uso de rastreio de distanciamento social via celular em SP

08 de junho de 2020 0

Os monitoramentos que estão sendo utilizados para evitar a disseminação do coronavírus estão tomando rumos um tanto controversos quando o assunto é privacidade. Os mecanismos já foram utilizados até mesmo para monitorar manifestantes dos protestos pelo movimento #BlackLivesMatter, o que gerou muitas críticas pois o rastreamento de contato era utilizado em investigações policiais, comprometendo a privacidade das pessoas.

Dessa vez estamos falando do Sistema de Monitoramento Inteligente - SIMI-SP, que foi acusado em maio de começar a funcionar 20 dias antes das operadoras de celulares participantes concordarem em fornecer seus dados de localização, tornando o rastreamento ilegal. As participantes são: Claro, Oi, Vivo, TIM, ABR Telecom e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Governo de São Paulo.


Os aparelhos são rastreados por geolocalização das 22 às 2 horas de um dia para outro, dessa forma é possível saber onde ela dormiu e qual a sua residência fixa sem a necessidade de identificar o usuário. A conexão do telefone também é acompanhada durante o dia, por meio das antenas dessas operadoras e as conexões do celular com elas.

Após analisar a forma como o rastreamento do SIMI-SP funciona, o desembargador Getúlio Evaristo dos Santos neto afirmou:

“Razoável concluir que não se utilizam dados pessoais, mas apenas os anonimizados, de quantidade de conexões às Estações de Rádio Base das operadoras, e tão só para apurar as regiões com maior movimentação de pessoas.”

Dessa forma ficou liberado o uso do rastreamento para ter um maior controle, visto que ele não identifica nem viola a privacidade das pessoas, mas funciona como uma forma de medir a eficácia do distanciamento social e o impacto do coronavírus na comunidade, permitindo uma análise de dados mais apurada e ainda ajudando na tomada de decisões no âmbito governamental.


0

Comentários

Coronavírus: Justiça de SP autoriza uso de rastreio de distanciamento social via celular em SP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista