LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Huawei lança API de rastreamento de contato da COVID-19 para celulares

09 de junho de 2020 3

O sistema de rastreamento de contato desenvolvido numa parceria entre Google e Apple já está funcionando há alguns dias. Entretanto, para que ele esteja presente em aparelhos com Android é preciso que o Google Play Services esteja instalado no celular. Por outro lado, diversos aparelhos da Huawei não o tem devido ao banimento comercial que a empresa sofreu por parte dos Estados Unidos.

Em razão disso, agora a chinesa está lançando sua própria API para o Huawei Mobile Services (HMS) integrados ao sistema.

A API que é nomeada como Contact Shield chega como uma atualização para o HMS Core, que é o núcleo de serviços da Huawei no smartphone e funciona de forma muito parecida ao Google Play Services. A nova versão 4.1.0.301 já está sendo distribuída e chega com a seguinte descrição:

A nova API Contact Shield proverá capacidades fundamentais para ajudar a minimizar a transmissão da COVID-19.

Segundo a Huawei a Contact Shield é responsável pelo rastreamento de contato enquanto protege a privacidade do usuário e mesmo que a API não tenha sido anunciada formalmente pela empresa, uma documentação presente no site da chinesa apresenta mais detalhes a respeito de como a tecnologia funciona.

De acordo com a documentação, a API utiliza a tecnologia Bluetooth de baixo consumo de energia (BLE) para trocar dados com dispositivos próximos e determinar quais usuários tiveram contato entre si, da mesma forma que o sistema Decentralized Privacy-Preservy Tracing que é utilizado pela Google e pela Apple.

De acordo com o site com as documentações, os identificadores anônimos serão armazenados por 14 dias e o usuário poderá excluir seus dados a qualquer momento por meio de ferramentas no sistema e ao desinstalar o aplicativo que o governo do país utilize para monitorar o coronavírus, falando nisso, somente desenvolvedores autorizados pelos governos e que passem por rígidas avaliações poderão ter acesso à API.

Por último e não menos importante, o rastreamento é totalmente opcional, ou seja, o usuário será convidado a participar dele, mas não obrigado, podendo deixar de participar do programa a qualquer momento.

A Contact Shield deve ser muito útil para diversos países onde a Huawei está presente, visto que o coronavírus se espalha cada vez mais por todo o mundo e aparelhos como o Huawei P40 e muitos outros que são cada vez mais populares na China e demais países orientais e europeus e eles simplesmente não eram cobertos pelo rastreamento de contato até agora.


3

Comentários

Coronavírus: Huawei lança API de rastreamento de contato da COVID-19 para celulares
  • Boa iniciativa....
    Mas lembrem-se... quem tem espionagem mesmo é a GOOGLE hein!

      • Um causo aqui...
        Uma vez fizemos uma pesquisa na google usando o recurso de voz, e foi efetuado a pesquisa devida, até aí tudo bem... fechamos e estava em cima da mesa em modo stand-by, e conversei sobre um assunto que era a respeito do novo Toyota supra com motor da BMW aí eu ao abrir no youtube só tem propaganda da Toyota e BMW... ignorei, mas a surpresa que me assustei foi no Stories do Instagram.... Caracas, manoooo.... Cada intervalo de um Storie para outro é propaganda das concessionárias! E depois as Mtos da BMW... Enfim... a Google me assusta mano!

          • Então aproveitando vou te contar uma que aconteceu comigo, estava na Netflix tentando achar algum filme bom. Não achei nada e fui no navegador Chrome, procurando por sugestão de filmes, vi um nome de um filme no resultado de busca, achei interessante, coloquei no YouTube pra saber mais sobre avaliações, até aí tudo tranquilo, abri a Netflix novamente e fui ver os recomendos, levei um susto quando o filme que tinha pesquisado a pouco estava lá na lista, e tinha olhado antes da pesquisa não estava. Ai eu assustei mesmo!!!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista