LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: cientistas tentam descobrir se água com sal pode aliviar sintomas da Covid-19

25 de junho de 2020 10

São diversas as pesquisas, em estágio inicial ou avançado, no mundo visando achar uma solução para a pandemia da Covid-19. Essa, que chega da Escócia, é no mínimo curiosa.

Antes de prosseguirmos é importante frisarmos que não se trata de um remédio, cura, ou ao menos método de alívio recomendado, já que é uma pesquisa que visa provar ou desmentir um fenômeno. Todas as etapas de validação servem exatamente para provar se isso é seguro para ser replicado em larga escala ou se não passou de efeito placebo.

Fato é que cientistas na Escócia acreditam que água com sal pode ser um poderoso aliado no alívio de sintomas da Covid-19. Pois é: a pesquisa de lá descobriu que participantes que gargarejaram e limparam o nariz com água salgada tiveram menos sintomas da doença, como tosse seca e congestão nasal.


Por um lado, os cientistas envolvidos no estudo acreditam que essa mistura com sal marinho tenha um efeito potencializador da defesa antiviral no organismo, mais especificamente nas células que entram em ação quando um resfriado chega ao corpo. Por outro, ainda há muito chão para provar a eficácia desse método no alívio dos sintomas.

Para provarem - ou desmentirem - essa teoria eles já começaram a recrutar adultos no país que sedia os estudos para participação em testes, nos mesmos moldes de um projeto de 2019 que se amparou na mesma premissa.

Se comprovado que água e sal podem aliviar os sintomas de gripe que são causados também pela Covid-19, o mundo pode ganhar uma poderosa ferramenta para reduzir os danos da pandemia. Isso porque, claro, água e sal são mais acessíveis que qualquer fármaco.

Vale lembrar, recentemente o Reino Unido descobriu na dexametasona uma poderosa aliada para combater quadros graves da doença. Em casos leves, porém, ela pode inclusive prejudicar o usuário, que jamais deve recorrer à automedicação.

E você, o que acha desse estudo no mínimo curioso? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Coronavírus: cientistas tentam descobrir se água com sal pode aliviar sintomas da Covid-19
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 61.884 mortes em 1.496.858 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020