LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Fiocruz descobre que remédios para hepatite C inibem replicação do vírus

26 de junho de 2020 4

A Fiocruz comemora seus 120 anos de existência e firme atuação em meio à sociedade durante a pandemia do novo coronavírus, que traz mais desafios para a instituição.

Uma boa notícia, porém, parece marcar esse momento: foi descoberto por pesquisadores da Fundação que medicamentos usados no tratamento da hepatite C podem combater infecções causadas pela Covid-19.

Foi observado o efeito em células durante o processo, e constatou-se efeitos positivos no uso desses fármacos, como redução da inflamação associada aos quadros graves.

Os remédios utilizados foram os daclastavir e sofobusvir. O primeiro impediu a produção de partículas virais infectivas em células nos pulmões, além das hepáticas e renais, ainda bloqueando a replicação do vírus. O daclastavir também inibiu a produção de substâncias inflamatórias em pacientes graves, sendo que o sofosbuvir também atuou dessa forma, mas em menor escala.


O que resultados preliminares que deverão ser usados para fases futuras de testes indicam é que os efeitos desses medicamentos é de 1.1 a 4 vezes mais eficiente que o uso de outros fármacos, como a cloroquina, já descartada por agências de saúde como a FDA, dos Estados Unidos.

O próximo passo da Fiocruz é enquadrar o medicamento entre drogas testadas fora da bula para o combate ao novo coronavírus, para que seus testes sejam continuados, para que a eficácia da droga se ampare em resultados clínicos, e para que todos os possíveis efeitos colaterais sejam analisados para medição dos riscos do emprego da droga durante tratamentos.

Vale lembrar, a vacina de Oxford já está sendo testada no Brasil. Tanto esforço científico nos últimos tempos trazem alguma esperança para que a pandemia em um futuro próximo possa ser controlada com maior eficácia.

E você, o que acha da descoberta da Fiocruz? Conte para a gente nos comentários!


4

Comentários

Coronavírus: Fiocruz descobre que remédios para hepatite C inibem replicação do vírus
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 61.884 mortes em 1.496.858 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020