LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisa com DNA brasileiro visa usar vacina BCG no combate à Covid-19

30 de junho de 2020 0

Os esforços da ciência são diários para a minimização dos danos provocados pela Covid-19. No Brasil já são dezenas, talvez centenas, os estudos que visam desenvolver um antídoto para a doença, ou uma vacina capaz de fazer o corpo dos cidadãos criar anticorpos que impeçam a ação do Sars-Cov-2.

A Universidade Federal de Minas Gerais começará testes visando transformar a atual vacina BCG em uma base imunizante para a Covid-19. A intenção é usar a bactéria empregada na vacina contra a turberculose nessa empreitada.

Ainda em fase inicial de concepção, o projeto visa transformar a vacina em um duplo agente protetivo, contra a tuberculose e também a Covid-19. Ao lado da UFMG, participam desse estudo o Instituto Butantan e a Universidade Federal de Santa Catarina.


Para que os testes em animais possa começar, os pesquisadores tentam promover a clonagem dos genes do vírus para que a bactéria da vacina consiga produzi-lo. Depois, esses primeiros testes em organismos vivos deverá ser promovido até o final desse ano, mas ainda sem previsão de testagem em humanos.

Para o professor Sérgio Costa, uma das principais vantagens dessa pesquisa caso se mostre um caminho viável seria a segurança da vacina, amplamente disseminada entre bilhões de pessoas no mundo como forma segura e eficiente de ativação do sistema imune dos tratados.

Vale lembrar, a vacina de Oxford trouxe atualizações promissoras nas suas duas primeiras fases de testagem, e agora, na terceira, está sendo aplicada em pacientes no Brasil. Essa fase poderá levar até um ano, mas ao seu fim trazer a tão aguardada imunização que o mundo espera.

E você, o que acha desse projeto com DNA brasileiro? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Pesquisa com DNA brasileiro visa usar vacina BCG no combate à Covid-19
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 66.741 mortes em 1.668.589 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020