LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: vitamina D pode não ser eficaz contra COVID-19 e até ser tóxica em altas doses

02 de julho de 2020 32

A vitamina D já é uma grande conhecida por fortificar o sistema imunológico e atualmente isso faz com que muitas pessoas procurem tomar suplementos alimentares para reforçar a sua resistência, imaginando que assim elas estarão mais protegidas da COVID-19, conforme indicado por um estudo recente. Entretanto, novas pesquisas apontam que uso indiscriminado dessas substâncias pode ser tóxico ao invés de benéfico.

Isso foi indicado por pesquisas combinadas com estudos estatísticos transversais sobre uma relação entre o coronavírus e a vitamina D.

28 ensaios foram analisados e eles indicaram que o uso dela somente seria necessário em pessoas com alta deficiência de vitamina D no organismo, o que ocorre com mais frequência na população do hemisfério norte.

Alimentos ricos em vitamina D. Imagem: Danone

Essa falta de vitamina D no organismo das pessoas dessa região se deve principalmente pela baixa incidência de luz solar e falta de alimentos ricos nela em suas dietas, o que gerou uma exceção em países como Noruega, Dinamarca e Finlândia, onde a população consome mais alimentos como ovos, carnes, peixes e frutos do mar, como sardinha, salmão e mariscos, além de derivados de leite e cogumelos.

Além disso, crianças e bebês de todas as origens étnicas apresentam uma taxa de resistência ao vírus alta, o que ainda gera ainda mais dúvidas a respeito da eficácia da vitamina D contra o coronavírus, visto que elas geralmente possuem baixos índices dela no seu organismo.

Além disso, o artigo publicado por David C Gaze, que é professor de Bioquímica Clínica da Universidade de Westminster, em Londres, indicou que a vitamina D pode ser tóxica para o organismo caso uma superdose seja administrada. Dentre os problemas que ela pode causar estão:

  • Desidratação;
  • Aumento da sede;
  • Vômitos;
  • Cólicas abdominais;
  • Confusão mental.

Dessa forma, foi possível concluir que tomar a vitamina D ainda não tem qualquer tipo de eficácia comprovada contra o coronavírus e o pior, ela pode representar perigo em doses altas. De qualquer forma, não é uma má ideia tomar suplementos, mas é preciso moderar pois toda substância em superdosagem pode ser prejudicial.


32

Comentários

Coronavírus: vitamina D pode não ser eficaz contra COVID-19 e até ser tóxica em altas doses
  • Como a indústria farmacêutica adora propagar uma mentira.
    É quase impossível consumir altas doses de vitamina D.
    A quantidade em IU, unidade de medida usada para identificar a quantidade no organismo teria que ser muito superior a média.
    Está matéria é falaciosa, o nosso corpo precisa sim de vitamina D para combater infeções e a quantidade de vitamina D está ligada aos sintomas mais graves da COViD-19.

    Tomo 2 a 3 cápsulas de óleo de figado de bacalhau e é muito raro eu ter algum tipo de gripe no inverno.
    Por ter um potêncial aumento no meu sistema imunitário.

      • Concordo com os comentários... a indústria farmacêutica não podia deixar barato. Estão sentindo a diminuição das vendas de remédios caros. Com certeza é matéria paga por essa indústria!

          • Eu faço uso da vitamina d em altas doses, com acompanhamento medico a mais de 6 meses nuncq me.intoxiquei, minha filha toma a dose fisiologica e nem me.lembro quando ela pegou uma gripe ou resfriado. Intoxicado tá a indústria farmacêutica porque não pode patentiar essa maravilha dada por Deus aos homes. Usem 10.000 ui por dia e Vera sua saúde e imunidade ir lá pra cima.

              • Com o sucesso do Protocolo Coimbra. A indústria não podia deixar barato tinha que tentar difamar

                  • Com certeza matéria paga pela indústria farmacêutica. Vitamina D, protocolo Coimbra e um sucesso na imunização e acaba com as doenças auto imunes

                      • Quem escreveu essa matéria não sabe o que está falando. E só pesquisar e verá que existem MILHÕES de estudos a respeito. A maior autoridade em vitamina D que tem no Brasil afirma exatamente o contrário e prova com centenas de pacientes e pesquisas que a VITAMINA D E EFICAZ E NAO INTOXICA.
                        EDITOR DESSA REVISTA, FILTRE O QUE ESCREVEM.
                        PROTOCOLO COIMBRA E BASTA

                        • Matéria vergonhosa.

                            • E vc, quem é? Já pesquisou sobre o protocolo Coimbra?

                                • Acredito no Dr Cícero Coimbra. Ele sabe o que diz. Todos na minha família fazem uso de Vit. D3, seguindo o Protocolo Coimbra.
                                  Estamos atravessando essa pandemia com tranquilidade, graças a Deus e ao Dr. Coimbra.
                                  Foi Deus quem enviou Dr. Cícero Coimbra.

                                    • Que mentira! Indústria da morte. Vit D 3 é um hormônio esteroide , é fabricado pelo organismo através de exposição ao sol!!!Sem protetor e a melhor hora é das 11 as 14! Meio dia com sol a pino é o melhor!!!!
                                      dorso descoberto!!!! 20%u2019 com as palmas da mao pra cima ajuda muito segundo estudos italianos!!!alimentos nao fornecem hormônios... lembram do óleo de figado de bacalhau? Esse tem vit D

                                        • Há comprovação de correlação entre deficiência de vitamina D e casos graves de Covid-19. Isso não é controverso. Quanto a isso ser mais comum no hemisfério norte, pergunto: na população dos nossos grandes centros urbanos, como São Paulo ou Curitiba, quantas pessoas se expõe regularmente ao sol a ponto de estarem com seus níveis de vitamina D adequados? Principalmente qualquer um que não seja branco-leite (melanina bloqueia os raios UV que são usados para produzir vitamina D)?
                                          É óbvio que qualquer coisa em excesso é prejudicial, seja lá o que for. Isso não muda a necessidade de suplementação para a maioria da população.

                                            • Essa matéria é de dar dó. Põe o link do maravilhoso trabalho do Dr. David C Gaze, tenha o mínimo de dignidade. Para quem não sabe: Altas doses de água também mata... É demais... Eu teria vergonha de receber para escrever isso!

                                                • Por mais que a matéria relacione a vitamina D com o Covid dá a impressão que a matéria trás uma imagem ruim a suplementação de vitamina D, pior ainda pros leigos que com isso deixam de suplementar. Já até falaram aí nos comentários sobre o protocolo de Coimbra. Suplementação de vitamina D é essencial e mais essencial ainda é tomar junto com vitamina K2 MK7 para fixar a vitamina D no lugar certo e não correr o risco de calcificação nas artérias por exemplo. É praticamente impossível ocorrer uma intoxicação grave de vitamina D, a pessoa tem que ser muito sem noção pra sair tomando sem o mínimo de pesquisa. E muitos médicos de renome apontam sim uma relação de níveis maiores de vitamina D com a resistência a diversas doenças e vírus, inclusive o coronavírus. As pessoas que decidam o que é melhor fazer pra si, só acho uma pena diversos sites e matérias brasileiras fazendo pouco caso da vitamina D.

                                                    • Grande desserviço essa materia mequetrefe. Graças a vitamina D meus filhos que antes só viviam a base de antialérgicos e antibióticos pois até uma mudança brusca de temperatura os derrubavam. Hoje são crianças fortes. Eu não gripo há 4 anos graças a vit d. Pesquisem protocolo Coimbra. Não caiam nessas matérias pagas por algum laboratório de máfia que só quer te ver doente e dependente

                                                      • Lamentável essa parceria com a indústria farmacêutica!!! Óbvio que é negócio divulgar isso!!!
                                                        A vit D é um hormônio, que tem mais dec89 funções em nosso organismo!! Aumenta e muito a imunidade e é barato, ou seja, nada lucrativo para o lixo da Ind. Farmacêutica.
                                                        Para atingir a toxicidade de vit D é muito dificil, teria que estar acima de 240.
                                                        Sendo que a média da população está em 16, ou seja, quase sem nenhuma proteção.
                                                        Então minha gente, não dêem atenção à essas imbecilidades que escreveram.
                                                        Tomem a vit D 5 mil ui/ dia , em oleo para melhor absorção, por 3 meses direto e façam o exame de sangue .
                                                        Demora uns 3 meses para subir.
                                                        Sejam felizes!!!! A vit D cura e previne câncer inclusive.
                                                        Esqueçam padrões de laboratório!
                                                        Ouçam vídeo é do dr Cícero Coimbra, protocolo de vit D , e aprendam a verdade!

                                                        • É impressão minha ou na foto acima tem dois supositórios?

                                                            • Resumindo: Vírus imaginário !!!! As outras doenças respiratórias existentes foram curadas milagrosamente.....e ficamos só com o Corona ...!!!

                                                                • RESUMINDO: Eles não sabem porra nenhuma, e ainda tem gente que fica seguindo essa OMS, que ja foi comprovado que são cargos politicos. Curiosamente, nao existe nenhum profissional da Saude na organização Mundial de saude. Chega ser uma piada isso... E vc otario, cada vez mais tomando remédio contra depressão, engordando feito um porco, mas mantendo o discurso "fique em casa". Vai lá...continue assim. Deixe a seleção natural seguir seu rumo...

                                                                    • Se Covid-19 diminuir defesas imunológico do ser.
                                                                      Alta dosagem de proteína já é morte

                                                                      • Quem sabe mesmo é o comentárista nato do tudocelular, com seu diploma do ensino médio e argumentos baseados em achismos.

                                                                          • Caro Skwim, vc já pesquisou sobre o protocolo Coimbra? O q vc sabe sobre a vit D, que na vdd é um hormônio? Essa reportagem é tendenciosa sim, ou quem escreveu é um toupeira mesmo. Fala que altas doses de vit D pode intoxicar mas não mensiona qto é alta dose, ah vá dormir

                                                                            • certo. Lente política em cima de assuntos científicos. Não me admira, vindo desse perfil

                                                                                • Amigo mas você acha que o ser humano foi descobrindo as coisas como? A base da ciência é a suposição, tentativa e erro... Até alcançar um resultado válido e efetivo. A gente deve sim ouvir a OMS, são profissionais, mas também não devemos seguir tudo o que ela fala como se fosse verdade absoluta e imutável.

                                                                                  • Ué mais acima do recomendado tudo faz mau por isso o nome acima do recomendado daaaaaaaaa

                                                                                      Samsung

                                                                                      Mais nada a esconder! Manual de usuário do Galaxy Watch 3 confirma todos os detalhes

                                                                                      Tech

                                                                                      Coronavírus: Brasil chega a 92.475 mortes em 2.662.485 casos confirmados | Relatório diário

                                                                                      Android

                                                                                      Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

                                                                                      Google

                                                                                      Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta