LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deu ruim, de novo: Windows 10 tem mais um bug causado pela atualização de maio

06 de julho de 2020 30

As atualizações do Windows 10 estão causando cada vez mais problemas para seus usuários. Prova disso foram os diversos bugs relatados logo após a distribuição da versão 2004 que ocorreu no final de maio, que causou o travamento de máquinas e reinicializações inesperadas. Agora o mais recente problema envolve o serviço Parity Storage Space, que é essencial para alguns usuários.

Para que você entenda melhor, o Parity Storage Space é essencial caso você precise criar um sistema de armazenamento com 3 ou mais drivers no modo RAID 5. Entretanto, o novo bug descoberto é capaz de corromper arquivos e até mesmo apagar partições inteiras que tenham esse recurso ativo. Elas seriam exibidas como RAW no Gerenciador de Disco, aguardando para ser iniciadas.

O problema por enquanto apenas afeta o Parity Storage Space e não o Simple Storage Space ou o Mirror Storage Space, embora ele esteja presente tanto na versão padrão sistema quanto na Windows Server 2004.

Cuidado ao resolver o problema

A Microsoft já se manifestou dizendo que os usuários não devem utilizar o comando chkdsk, que é geralmente utilizado no CMD para reparar erros de disco. Segundo a empresa usar a restauração do sistema também é inútil, sendo que o ideal para contornar esse bug é colocar as partições que você não pode perder de forma alguma no modo de somente leitura, o que desativa a escrita nelas pelo sistema, assim ele não poderá corrompê-las.

Para ativar o modo de somente leitura em uma partição utilize o seguinte comando dentro do Windows PowerShell no modo de Administrador:

  • Get-VirtualDisk | ? ResiliencySettingName -eq Parity | Get-Disk | Set-Disk -IsReadOnly $true

Essa solução deve solucionar o problema com as partições e ainda impedir que ele ocorra novamente, pelo menos por enquanto.

Até o momento, a Microsoft admite apenas que não há uma solução definitiva para o problema. Caso você tenha perdido algum arquivo por esse bug, o ideal é utilizar o recuperador de arquivos que está disponível em forma de aplicativo na Microsoft Store.

De qualquer forma, recomendamos que você realize os procedimentos com cautela e não force a instalação da versão mais nova do Windows via ISO, visto que muitos problemas ainda estão surgindo nesta edição e o seu computador pode ser afetado por alguma delas.


30

Comentários

Deu ruim, de novo: Windows 10 tem mais um bug causado pela atualização de maio
LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Tech

Coronavírus: Brasil chega a 99.572 mortes em 2.962.442 casos confirmados | Relatório diário

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta