Economia e mercado 07 Jul
O coronavírus segue cada vez mais contagioso em todo mundo, prova disso é uma carta aberta de diversos cientistas à Organização Mundial de Saúde e diversas agências sobre a possibilidade da contaminação pelo ar. Com isso, nações de todo o mundo procuram desenvolver uma forma de imunização e os EUA firmaram hoje um dos maiores contratos para criação de uma delas.
O contrato foi firmado com uma empresa de tecnologia de Maryland, chamada Novavax, e envolve a quantidade 1,6 bilhão de dólares para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus por meio da Operação Warp Speed.
A vacina da Novavax utiliza uma proteína do Sars-CoV-2 chamada spike para criar uma resposta imunológica no organismo, que é o objetivo da vacina. Como o spike é apenas uma parte inativa do vírus, não há qualquer risco de contaminação e, dessa forma, o corpo aprende a reconhecer o vírus e combatê-lo de forma eficaz.
Essa mesma técnica já foi utilizada pela empresa em vacinas contra influenza e ebola, que não estão disponíveis no momento e ainda estão sendo estudadas.
“Acho que temos um alto nível de confiança de que nossa vacina desencadeará a resposta imunológica apropriada para gerar vários anticorpos,” disse Stanley Erck, CEO da Novavax em entrevista à CNN.
Com testes clínicos em andamento, os resultados da Fase 1 da vacina da Novavax devem ser entregues ainda em julho, a Fase 3 deve começar em setembro ou ainda no quarto trimestre de 2020 e envolver até 30.000 pessoas.
O novo contrato permitirá que a empresa ainda aumente a produção da vacina, caso as pesquisas apresentem bons resultados e ela seja aprovada pelos órgãos de controle, com previsão de entrega de 100 milhões de doses até fevereiro de 2021.
Vale dizer que a Novavax é a quarta empresa a receber investimentos do governo americano, que já tem contratos com a Moderna, Johnson & Johnson e a AstraZeneca, que recebeu US$ 1,2 bilhão. A Moderna deve iniciar a fase 3 ainda neste mês com uso de uma vacina e placebos para determinar a eficácia da sua vacina.
Além disso, a Novavax já possuí um contrato com o Departamento de Defesa dos EUA para entregar 10 milhões de doses da vacina com um orçamento de US$ 60 milhões.
Comentários