LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo crescente: risco de infecção por malware quase dobrou nos últimos 12 meses, segundo estudo

07 de julho de 2020 0

Infelizmente os ataques por malware são uma realidade para todos nós hoje em dia, seja usuário de computador ou não, eles afetam nossas vidas pessoais e profissionais. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela Avast indicou que 21% dos computadores utilizados pelas empresas estão em risco, enquanto que a média no mundo é de 15%.

De acordo com o Relatório Global de Riscos para PC 2020 divulgado, o risco de um computador sofrer um ataque por malware em 2020 cresceu 4% em relação ao ano passado. O relatório ainda indica quais países tem maior risco de infecção por malware no ambiente corporativo, dentre eles estão:

  • Vietnã com 45,93%;
  • Bangladesh com 37,87%;
  • Indonésia com 34,73%;
  • China com 32,93%;
  • Filipinas com 32,71%.

Estes números preocupam principalmente especialistas em segurança, visto que apesar das soluções de segurança terem avançado significativamente e das ameaças mais perigosas serem menos numerosas, mesmo as mais simples representam alto risco, pois elas estão se especializado cada vez mais para ultrapassar ferramentas de segurança e alcançar dados de usuários e empresas.


Para fins de comparação, a chance de um computador corporativo ser infectado em 2019 era de 3%, esse valor subiu para 5% em 2020, já para o ambiente doméstico o risco era de 6% e subiu para 7%, um aumento muito menor, mas ainda preocupante, visto que a maior parte dos dados de usuários e inclusive arquivos em nuvem está armazenada em servidores de empresas.

“A taxa de inovação nas empresas é superada apenas pelo cenário de ameaças globais em rápida evolução. Infelizmente, isso significa que as empresas estão mais propensas a enfrentar crimes cibernéticos hoje, do que há apenas 12 meses atrás”, completa Luis Corrons, Evangelista de Segurança da Avast.

Por outro lado, dentre os países mais seguros do mundo na pesquisa temos Irlanda, Suécia e Finlândia, onde a taxa atinge no máximo 11,05% de risco de infecção. Eles são seguidos de perto pelo Reino Unido, Japão e Dinamarca, onde a possibilidade de infecção é de até 11,89%.

Vale lembrar que a própria Avast já alertou sobre o malware GhostDNS, que pode ter atacado dezenas de IPs brasileiros, roubando informações sigilosas e que podem colocar em risco diversos usuários.

Para obter esses dados, a Avast afirma ter utilizado a sua rede de detecção de ameaças entre setembro e outubro de 2019, somente foram analisadas regiões com pelo menos 1.000 computadores utilizados por empresas. As taxas globais foram obtidas ao dividir a quantidade de máquinas que sofreram ataques pelo número total dos quais foram protegidos por pelo menos 1 mês.


0

Comentários

Perigo crescente: risco de infecção por malware quase dobrou nos últimos 12 meses, segundo estudo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista