Segurança 07 Jul
Seguindo o exemplo dos Estados Unidos, a Comissão Europeia anunciou um acordo com as farmacêuticas Roche e Merk para garantir fornecimento prioritário de possíveis tratamentos contra o novo coronavírus (Covid-19).
Segundo a Reuters, a intenção é que os 27 países do bloco consigam adquirir as drogas RoActemra (artrite) e Rebif (esclerose múltipla) com mais facilidade. Ambas são indicadas por alguns estudos como potenciais terapias para Covid-19.
Por meio de carta, a Merk confirmou a negociação comercial dizendo que deve fornecer o Rebif aos países "mediante solicitação, se e quando a indicação para o tratamento for julgada correta".
Já a Roche também emitiu um comunicado confirmando as negociações:
Nos comprometemos a atender às necessidades de suprimento de pacientes elegíveis com pneumonia associada à Covid-19 na União Europeia e em todo o mundo, de maneira equitativa e sustentável.
Cabe ressaltar que as duas drogas foram indicadas para tratamento de pacientes em estado grave. Segundo médicos da Universidade de Michigan, nos EUA, o tocilizumab (anticorpo monoclal recombinante que compõe a RoActemra) pode reduzir drasticamente o risco de morte para pessoas que precisam de respiração mecânica.
A farmacêutica Roche está realizando os testes da droga com 330 pacientes e deve compartilhar os resultados em breve. O medicamento está sendo administrado em conjunto com o antiviral remdesivir. Já o Rebif também atua como a RoActemra e impede a ação de citocinas pró-inflamatórias.
Comentários