LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ataque ao Twitter: Kaspersky bloqueou 200 domínios falsos que seriam usados pelos criminosos

16 de julho de 2020 0

Noticiamos ontem o ataque sem precedentes sofrido pelo Twitter, em que cibercriminosos conseguiram invadir contas verificadas de celebridades, políticos e empresas de tecnologia, usando o alto número de seguidores para obter vantagem financeiras. Mesmo utilizando mensagens personalizadas, todas as ações tinham um endereço em comum para envio de criptomoedas e a promessa – e indicação de golpe – de retorno dobrado.

O estrago sem precedentes no microblog teve impacto financeiro. Pouco mais de 12BTC foram transferidas para o endereço do cibercriminosos, num total estimado de US$ 120 mil. Hoje (16), menos de um dia depois do ataque, as ações do Twitter chegaram a recuar mais de 4%.

De acordo com o próprio Twitter, hacker tiveram como alvo funcionários que tinham acesso a sistemas internos que foram utilizados para tomar o controle de muitas contas altamente acompanhadas, como as verificadas. Enquanto investiga a causa, o Twitter temporariamente suspendeu a atividade de uma série de contas verificadas.

O TudoCelular entrou em contato com a Kaspersky, empresa global especializada em segurança digital. Segundo o diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina, Dmitry Bestuzhev, a empresa conseguiu identificar e bloquear mais de 200 domínios falsos preparados para serem utilizados pelos criminosos. Bestuzhev destaca ainda que, do total depositado, metade do montante já foi sacado. Confira o comentário do especialista.


O ataque ao Twitter que vimos ontem foi algo sem precedentes. Aparentemente, em vez de comprometer as contas pessoais, o controle de algum componente da plataforma foram comprometidos. Isso permitiu que o conteúdo malicioso fosse distribuído simultaneamente, se aproveitando das contas mais importantes da rede social. Embora um único domínio malicioso tenha se espalhado no momento do ataque, a Kaspersky conseguiu identificar e bloquear mais de 200 domínios falsos preparados para serem usados ​​pelo responsável por esta campanha.

Durante as primeiras horas de ataques, estima-se que foram obtidos cerca de US$ 120 mil, sendo que os criminosos já conseguiram retirar metade deste montante da carteira usada no ataque. Além desta, a Kaspersky identificou várias outras carteiras sendo usada em ataques.

Como medida de proteção, o Twitter implementou uma proibição temporária para que todas as contas verificadas que impedia a publicação de novos tweets e isto impediu a propagação da campanha."

Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise da Kaspersky na América Latina


O especialista indica ainda algumas medidas para que podem ajudar usuários comuns a evitarem golpes ou invasões. A primeira é adotar uma senha forte e exclusiva para que, se um site filtrar sua credencial, o restante de suas contas permaneça seguro. Além disso, é fundamental ativar a verificação de dois fatores, de preferência através de um código gerado no aplicativo instalado no celular.

Bestuzhev recomenda que, no caso de não conseguir fazê-lo, em seguida, pela mensagem de texto, mas registrado com um número de telefone associado que é virtual e não da linha real, para evitar o sequestro da linha.

Vale ainda revisar os aplicativos que têm acesso ao perfil do usuário e revogar os acessos e, para criar uma senha forte e complexa para cada site, utilizar técnicas de memória ou um gerenciador de senhas.

Twitter

Desenvolvedor: Twitter Inc.

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


0

Comentários

Ataque ao Twitter: Kaspersky bloqueou 200 domínios falsos que seriam usados pelos criminosos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista