
Android 16 Jul
17 de julho de 2020 36
Após perder o mercado do 5G britânico e sofrer uma série de derrotas, tudo indica que a Huawei resolveu contra-atacar focando em algumas das principais empresas dos Estados Unidos. Isso porque a companhia chinesa abriu diversos processos por quebra de patente contra concorrentes estadunidenses.
De acordo com informações publicadas nesta semana, os Estados Unidos alteraram alguns acordos e isso facilitou a vida da Huawei, uma vez que a chinesa agora pode processar a HP, Verizon e até a Cisco por violação de patentes.
A Huawei entrou com ações de violação de patente contra a Verizon por usar sua tecnologia e por comprar produtos da Cisco e Hewlett-Packard, que também violam suas patentes. A chinesa exigiu pagamentos de royalties por centenas de patentes e os valores são bilionários.
Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, todos os processos serão julgados nos Estados Unidos e a ação da Huawei acabou pegando o governo Trump de surpresa:
Parece que a administração Trump simplesmente não considerou que a Huawei pudesse usar a lei americana contra empresas dos EUA. Além disso, o processo faz com que as companhias denunciadas sejam obrigadas a abrir seus segredos comerciais e também impede que seus produtos sejam comercializados, ou seja, o processo pode prejudicar as empresas dos EUA.
A Huawei também pode estar usando essa manobra jurídica para obter acesso profundo aos produtos e tecnologias dos seus principais concorrentes, algo que preocupa a Casa Branca. Por enquanto, ainda não sabemos como a justiça dos EUA agirá nesse episódio.
De toda forma, a Huawei tem milhares de patentes no 5G e tudo indica que a chinesa vai usar todo o seu poderio para contra-atacar as sanções dos EUA. Em último caso, isso pode obrigar a Casa Branca a voltar para a mesa de negociações.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários