LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mourão diz que é difícil banir a Huawei do leilão de 5G no Brasil

17 de julho de 2020 32

Após o Reino Unido ceder à pressão dos Estados Unidos e banir a Huawei da sua infraestrutura 5G, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, comentou o assunto em entrevista ao portal UOL. Para ele, é "difícil banir a Huawei" dos leilões que acontecerão no Brasil.

Mourão lembrou que a gigante chinesa já atua no Brasil há mais de uma década e ponderou que parte da infraestrutura já usada para o 4G será reutilizada no 5G. Por isso, apesar das pressões, o vice-presidente acredita que não haverá um banimento total da companhia:

A Huawei já está aqui. A Huawei já está há mais de 10 anos aqui no Brasil. Parte da nossa rede de 4G usa os equipamentos da Huawei. As nossas operadoras não podem da noite para o dia simplesmente retirar isso.


O vice-presidente também afirmou que as tensões entre China e Estados Unidos devem aumentar ainda mais à medida que se aproxima o período eleitoral nos EUA. Isso porque Donald Trump é candidato à reeleição:

Eu acho difícil você banir a Huawei da noite para o dia dos leilões que vão acontecer aqui no Brasil. Agora, pressões irão ocorrer neste sentido.

Vale lembrar que a administração estadunidense já enviou recados ao Brasil alertando para possíveis impedimentos caso o país mantenha a Huawei no 5G. Washington pode reduzir a cooperação nas áreas de defesa e inteligência, além de fechar algumas portas para empresas locais.

Mesmo assim, o governo de Jair Bolsonaro tem mantido uma posição de neutralidade. Recentemente, o ministro Paulo Guedes comentou que é preciso "deixar o mercado agir", enquanto que o ministro das comunicações disse que a decisão final ficará nas mãos do Presidente da República.


32

Comentários

Mourão diz que é difícil banir a Huawei do leilão de 5G no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista