LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google usa Android para espionar concorrentes e impulsionar serviços, diz rumor

24 de julho de 2020 5

Assim como Apple e Microsoft, o Google também entrega uma ampla gama de produtos e serviços em seu sistema operacional. Isso já fez com que muitas empresas acusassem a gigante das buscas de abuso e de monopólio, algo que também acontece com suas concorrentes.

No entanto, outras acusações são mais graves. De acordo com informações reveladas pelo The Information, o Google tem usado o Android para "espionar" os seus principais concorrentes. Essas informações também estão sendo coletadas para beneficiar serviços proprietários, como a busca e o YouTube.

A denúncia afirma que os dados são coletados e armazenados pelo serviço Android Lockbox. Quando o usuário aceita a licença do Android, ele autoriza que essas informações sejam enviadas ao Google de forma anônima, sendo que nem mesmo a fabricante do smartphone tem poder de interferir nisso.


Nos termos do serviço o Google diz que usa esses dados para coisas simples, como priorizar os aplicativos mais usados na gaveta do sistema ou para melhorar o gerenciamento de energia. Contudo, a denúncia afirma que a empresa esconde que estava de olho nos movimentos do TikTok em busca de criar um rival na Índia.

A empresa das buscas quase lançou um concorrente para o TikTok. Por isso, ela coletou uma série de dados da rede social para entender como os usuários interagem com o app.

Outra acusação indica que o Google também monitorou o Outlook da Microsoft para beneficiar o Gmail. Além disso, redes sociais como Facebook e Instagram vivem na "mira" da empresa, uma vez que ambas são concorrentes no segmento da publicidade online.

Comentando o assunto, o Google admite que coleta dados de uso de aplicativos de terceiros, mas disse que essas informações também ficam disponíveis aos desenvolvedores. Contudo, o problema é que esses parceiros só podem ver os próprios dados, enquanto o Google tem acesso à informações abrangentes.

O problema é, em princípio, semelhante ao da Amazon, que usa dados de vendas de produtos de terceiros em sua plataforma para decidir se deve lançar concorrentes com marca própria. Isso fez a União Europeia iniciar uma grande investigação contra a empresa.


5

Comentários

Google usa Android para espionar concorrentes e impulsionar serviços, diz rumor
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista