LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deepfakes: crescimento no acesso e uso em fraudes preocupa pesquisadores

07 de agosto de 2020 0

A inteligência artificial está se expandindo para diversos usos em ritmos exponenciais. Atualmente já temos ela otimizando até mesmo a forma como nossos celulares consomem bateria, entretanto um dos usos que mais preocupam é a criação de deepfakes, que são cada vez mais fáceis de ser criados segundo a University College London.

Deepfakes são vídeos manipulados por inteligência artificial para incluir rostos de outras pessoas em situações ou discursos que elas não fizeram. O principal uso no início era em vídeos humorísticos, mas agora eles estão sendo cada vez mais aplicados em fraudes, motivo pelo qual redes sociais como Twitter, Reddit e mais recentemente o TikTok estão banindo estes vídeos.

Se você ainda não viu, o que é muito improvável, aqui está um dos deepfakes mais famosos da internet, que envolve a atriz Jennifer Lawrence e o roteirista Steve Buscemi, confira um comparativo entre o vídeo original e a criação:

Pensando nisso a University College London realizou um estudo sobre as deepfakes e a segurança na internet, que apontou que existem diversos softwares para criar tais vídeos, muitos deles de código aberto exigindo no mínimo uma placa de vídeo GTX 1060 na máquina para a criação, o que não tem impedido que cada vez mais deles apareçam na internet.

Para fins de exemplo, existe até um aplicativo chamado Doublicat que promete criar um deepfake em GIF em poucos segundos.

Segundo os pesquisadores, foi possível criar deepfakes utilizando vídeos com movimentos um pouco diferentes dos originais e formatos de sons distintos, o que preocupa ainda mais. Os estudantes afirmam que, no futuro, pode ser necessária uma regulamentação para evitar o uso indiscriminado dessa tecnologia que pode causar grandes prejuízos para as pessoas.


0

Comentários

Deepfakes: crescimento no acesso e uso em fraudes preocupa pesquisadores
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 150.689 mortes em 5.103.408 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review