LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Privacidade em perigo: TikTok explorou falha no Android para espionar usuários

12 de agosto de 2020 7

O TikTok é um dos aplicativos mais populares do mundo e também um dos últimos a se envolver em polêmicas com os EUA. O aplicativo foi banido dos Estados Unidos recentemente e agora pode ser removido até mesmo da Google Play no país. Entretanto está cada vez mais difícil confiar nele, que tem espionado usuários do Android de acordo com o The Wall Street Journal.

Segundo a denúncia, a coleta indevida de dados durou 15 meses até novembro de 2019, quando a rede cessou o comportamento que explorava essa vulnerabilidade do Android, que foi confirmada pelo Google, que ainda revelou que o TikTok não era o único aplicativo a explorá-la. O Google já anunciou que realizará investigações internas para recolher mais detalhes a respeito.


Para coletar os dados dos usuários, o TikTok utilizou de uma brecha no Android, que o permitiu recolher informações mais sensíveis, o que vai contra as regras de privacidade do Google. Dentre os dados estão endereço MAC do dispositivo, código obrigatório dos aparelhos que se conectam à rede no local e muito mais.

Todas essas informações combinadas podem facilmente ser utilizadas identificar os usuários, violando gravemente a sua privacidade. Além disso, a rede social incluiu uma camada extra de criptografia sobre esses dados, para esconder o que estava fazendo ao enviá-los para seus servidores.

Por fim vale dizer que é preciso aguardar os resultados da investigação do Google, afinal mais aplicativos devem estar envolvidos nessa prática, que pode ser utilizada inclusive para vender os dados recolhidos, o que seria ainda mais grave.


7

Comentários

Privacidade em perigo: TikTok explorou falha no Android para espionar usuários
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 135.793 mortes em 4.495.183 casos confirmados | Relatório diário

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review