LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imunidade? Reinfecção de Covid-19 é comprovada pela primeira vez em Hong Kong

24 de agosto de 2020 11

Enquanto os ensaios clínicos vão apontando que as vacinas em desenvolvimento são promissoras para nos protegerem da Covid-19, notícias ruins chegam de Hong Kong.

A região conseguiu comprovar que a reinfecção pela doença é possível. Isso porque um homem de 33 anos, diagnosticado no início do ano com Covid-19, testou positivo novamente. E um procedimento médico detalhado visando "destrinchar" o vírus mostra que de fato ele foi infectado uma segunda vez.

Quando recebeu seu primeiro diagnóstico, há quatro meses e meio, pesquisadores testaram o código genético do vírus no organismo do paciente. Isso foi feito novamente com esse segundo episódio de infecção, e foi descoberto que o código genético dessa vez pertence a uma linhagem diferente do agente.


Assim, Hong Kong comprovou que esse não foi um caso de "recaída" da mesma infecção, o que é possível já que vírus podem sofrer mutações no organismo com o decorrer do tempo.

Na primeira vez em que foi contaminado o homem apresentou sintomas leves, e nesse segundo episódio está assintomático.

A OMS parece receber com surpresa com a informação, e se limitou a comentar que de fato é possível. A Organização Mundial da Saúde, porém, ressalta que essa é a primeira vez que isso é confirmado, em um universo de mais de 24 milhões de pessoas já contaminadas no mundo. A organização destaca também que é raro esse trabalho de sequenciamento feito em Hong Kong, o que pode influenciar esse número de registros de reinfecções.

A ciência ainda tenta desvendar que tipo de imunidade um infectado desenvolve após ser curado. Com esse episódio, surgem indícios de que a janela imunológica pode ser bem curta, inferior a seis meses em alguns casos, o que facilitaria novas ondas de contágio da doença.

E você, ainda está adotando medidas de distanciamento social? Acredita que teremos uma vacina homologada já no começo de 2021? Conte para a gente nos comentários!


11

Comentários

Imunidade? Reinfecção de Covid-19 é comprovada pela primeira vez em Hong Kong
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 140.537 mortes em 4.689.613 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review