LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple pode estar desenvolvendo buscador proprietário para concorrer com Google

27 de agosto de 2020 11

Por mais que Apple e Google sejam parcerias de longa data, tudo indica que a gigante de Cupertino realmente quer encerrar esse relacionamento. Isso porque a empresa está contratando engenheiros e outros profissionais com o objetivo de desenvolver um buscador proprietário.

Assim, quando estiver pronto, esse mecanismo de buscas finalmente irá substituir o Google no iOS, iPadOS e até mesmo no macOS. Os primeiros testes começaram a ser observados no iOS 14. Ao usar a pesquisa Spotlight, o usuário não tem mais acesso ao resultado das buscas no Google. Agora, o mecanismo leva direto para a página selecionada:

A Apple quer encerrar seu acordo com o Google. Por mais que ele seja altamente lucrativo, a empresa quer seguir os passos da Microsoft e ter um buscador proprietário focado na privacidade dos seus usuários. Por isso, a contratação de engenheiros especializados em aprendizado de máquina, buscas e IA não é algo surpreendente.


Além de iniciar a temporada de contratações, a empresa de Cupertino também está atualizando o Applebot para se tornar ainda mais parecido com as ferramentas do Google. Em alguns casos, o processamento das páginas é praticamente idêntico ao oferecido pelo futuro "concorrente":

O lançamento de um mecanismo de buscas proprietário traz grandes vantagens para a Apple. Além de poder explorar a publicidade online, a empresa também ganha mais um argumento para vender iPhones: a privacidade. Isso porque a companhia pode reduzir o nível de rastreamento do usuário na web, algo que deve agradar muita gente.

Por enquanto, como era de se esperar, a Apple não comenta oficialmente o assunto. De toda forma, novos detalhes poderão ser comentados durante o lançamento da família iPhone 12.


11

Comentários

Apple pode estar desenvolvendo buscador proprietário para concorrer com Google
  • Espero de coração que dê certo, o Google é ótimo, mas uma empresa como a Apple passou da hora de ter seu próprio buscador. Um serviço que eu acho muito promissor também é o Arcade e o Stadia torço muito pra ter um outro player com potencial na área dos jogos, Microsoft e Sony abusam muito da cara dos clientes por cobrar valores exorbitantes é muito além daquilo que é cobrado por quem utiliza o PC. Aqui no Brasil com um público que tem um salário mínimo tão defasado seria interessante comprar uma Apple TV 4K que tem potências pra jogos até similar ao console da Nintendo e ter jogos dignos se for cobrado um valor justo, ou se tiver uma internet de qualidade usar cromecast e rodas jogos AAA. Tomara mesmo que isso tudo não seja somente projetos e se tornem realidade.

      • Apple parece um pato, que faz de tudo um pouco e no geral não faz nada direito. Tem mensageiro, video chamada, streaming de música, conteúdo próprio, mapas e armazenamento na núvem que são bem meia boca, abaixo da concorrência, mas que só faz sucesso porque ela sabe que o usuário dela não se permite experimentar outras soluções.Não tenho dúvidas que será um sucesso com o público dela.

          • Eu discordo, amigo. A Apple faz várias coisas que não têm aceitação, inclusive dentro do público consumidor da marca. o Apple Music, por exemplo, é um serviço muito bom, inclusive apresenta até uma maior quantidade de músicas, mas dificilmente um usuário de iPhone utiliza esse serviço. Ela faz coisas que não são pro nosso país, como por exemplo o mapas que não é atualizado pro nosso país ou o app mensagens que não é culturalmente utilizado por aqui. No entanto, nos EUA, dificilmente utilizam WhatsApp. A grande questão que eu acho é que as pessoas não se dispõe a utilizar os serviços Apple e não o contrário. Acho que chamar de "meia boca" é no mínimo injusto, uma vez que a maioria cumpre o seu papel e não são problemáticos, como é o caso do Music e Apple Arcade. A Apple pode ser facilmente tachada como uma plataforma fechada e que cobra caríssimo, mas dizer que ela não faz nada direito não faz o menor sentido. Quem utiliza os seus dispositivos e serviços, sabe que tudo funciona bem (ou pelo menos do jeito que a apple quis deixar). Os problemas geralmente são os preços e a incompatibilidade com outras marcas. Isso, até eu que utilizo, não concordo.

            • Novidades sempre me agradam, mas se for um buscador que ofereça resultados como os que a Siri oferece, vão ter muito trabalho e talvez até prejuízo. Mas espero que se a Apple for seguir essa proposta que traga algo bom e que principalmente ajuda a melhorar a Siri também. De verdade, eu tento usar essa assistente pra coisas melhores que lembretes, alarmes e eventos, mas hoje ainda é muito complicado e ela ainda é muito robótica.

                • quanto mais concorrência, melhor pro usuário

                  vai lá apple

                    • Pode ser bom, mas vai ficar fechado no seu mundinho?
                      Isso é retrocesso!

                      • Applefag vão a loucura hahah.Fora brincadeira isso é muito bom, tento me desfazer do google (não só em busca) mas infelizmente ele ainda é o melhor....provavelmente por conta da coleta.

                          • Tento a mesma coisa Man, mas as opções concorrentes são muito fracas... Até agr só troquei o navegador, mas o mecanismo de pesquisa continua o mesmo...

                              • Querendo ou não, quem usa Android é a melhor coisa a se fazer, ficar com o Google.
                                Do mesmo jeito que a Apple que íntegra suas coisas.
                                A Google tentar fazer isso no Android e o povo não gosta, mas vão pra iOS não criticam.

                                  • Nem fale, também fiz a mesma mudança e fiquei travado no google no final kkkk mas vamos v como vai ser esse ai

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista