LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Científica The Lancet ratifica resultados positivos da vacina russa contra Covid-19, mas há poréns

04 de setembro de 2020 6

Quando a Rússia anunciou para o mundo que havia produzido uma vacina eficaz contra a Covid-19 muitos países levaram suspeitas sobre esse suposto feito. O país não tinha divulgado estudos suficientes para convencer a comunidade internacional, e até a OMS recomendou cautela durante o episódio.

Uma campanha russa de vacinação inclusive foi anunciada para setembro, envolvendo profissionais na linha de frente ao combate da doença e profissionais da educação.

Agora, a revista de divulgação científica The Lancet publicou resultados envolvendo as fases 1 e 2 do produto. E ao que tudo indica, nessas fases a Sputnik produziu resposta imune eficaz.


A comunidade científica critica agora os problemas envolvendo vacinação em larga escala de uma vacina que foi testada com grupos muito limitados de pessoas. Somando as duas fases, o país liderado por Putin só usou 76 indivíduos nesses estudos, o que é considerado baixo para medir os efeitos colaterais do composto.

A fase 3 seria necessária para testes em larga escala e com perfis diferentes de pessoas, diversificando os dados disponíveis sobre reações adversas da vacina.

A vacina russa utiliza vírus modificados que transportam o material genético do coronavírus e induz resposta imune no corpo. O método é elogiado por alguns cientistas, que mesmo assim não deixam de fazer as ressaltas destacadas acima sobre os testes.

A The Lancet mostra ainda que nesses 76 testados a Sputnik foi capaz de produzir resposta de anticorpos no organismo a partir de 21 dias. Algumas vacinas em fase final de testagem trabalham com um período de 5 semanas para que o corpo consiga produzir a mesma resposta.

A vacina russa terá testes no Brasil também, e alguns estados já trabalham para garantir acordos de transferência de tecnologia para sua produção.

E você, o que acha da solução russa para a pandemia do novo coronavírus? Conte para a gente nos comentários!


6

Comentários

Científica The Lancet ratifica resultados positivos da vacina russa contra Covid-19, mas há poréns
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 140.537 mortes em 4.689.613 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review