LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oregon: Facebook vai deletar fake news envolvendo origens do incêndio florestal

13 de setembro de 2020 10

O mundo enfrenta uma pandemia desafiadora, mas Brasil e Estados Unidos também precisam lidar com um problema paralelo atualmente.

Os países estão verdadeiramente em chamas: por aqui o Pantanal sofre com as maiores queimadas da histórica, devastando mata e fauna. Nos EUA, queimadas na região de Oregon se alastraram de forma sem precedentes, e em virtude disso 28 pessoas já morreram, e mais de meio milhão está desabrigada.

A polícia do estado norte-americano ainda investiga as razões e crava que houve envolvimento humano, porém, redes sociais estão inundadas de fake news sobre o tema. Muitos conspiracionistas, inclusive, estão tentando jogar a culpa dos incêndios em grupos políticos, na tentativa de incitar uma onda de violência contra eles.


Em virtude do potencial nocivo dessa desinformação, o porta-voz do Facebook, Andy Stone, anunciou que a plataforma está trabalhando na eliminação de posts e contas que estejam articuladas em movimentos nesse sentido. Uma linha de rastreio chega até o grupo de extrema-direita QAnon, que estaria articulando campanhas para jogar a culpa dessa catástrofe ambiental em grupos de esquerda.

Linhas de emergência para serviços como o de polícia e corpo de bombeiros, inclusive, foram inundadas nos últimos dias com cidadãos que ligavam para "denunciar" pessoas envolvidas a partir dessas fake news, o que prejudicou o atendimento a outros usuários que precisaram acionar os serviços.

Vale lembrar, com as eleições chegando, o potencial das redes sociais para um uso articulado em campanhas de difamação é enorme. O Facebook já anunciou medidas, mas que talvez sejam insuficientes para o pleito, e também episódios como esse de Oregon, de forma geral.

E você, o que acha do movimento do Facebook para coibir fake news envolvendo o incêndio florestal? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Oregon: Facebook vai deletar fake news envolvendo origens do incêndio florestal
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas