LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oregon: Facebook vai deletar fake news envolvendo origens do incêndio florestal

13 de setembro de 2020 10

O mundo enfrenta uma pandemia desafiadora, mas Brasil e Estados Unidos também precisam lidar com um problema paralelo atualmente.

Os países estão verdadeiramente em chamas: por aqui o Pantanal sofre com as maiores queimadas da histórica, devastando mata e fauna. Nos EUA, queimadas na região de Oregon se alastraram de forma sem precedentes, e em virtude disso 28 pessoas já morreram, e mais de meio milhão está desabrigada.

A polícia do estado norte-americano ainda investiga as razões e crava que houve envolvimento humano, porém, redes sociais estão inundadas de fake news sobre o tema. Muitos conspiracionistas, inclusive, estão tentando jogar a culpa dos incêndios em grupos políticos, na tentativa de incitar uma onda de violência contra eles.


Em virtude do potencial nocivo dessa desinformação, o porta-voz do Facebook, Andy Stone, anunciou que a plataforma está trabalhando na eliminação de posts e contas que estejam articuladas em movimentos nesse sentido. Uma linha de rastreio chega até o grupo de extrema-direita QAnon, que estaria articulando campanhas para jogar a culpa dessa catástrofe ambiental em grupos de esquerda.

Linhas de emergência para serviços como o de polícia e corpo de bombeiros, inclusive, foram inundadas nos últimos dias com cidadãos que ligavam para "denunciar" pessoas envolvidas a partir dessas fake news, o que prejudicou o atendimento a outros usuários que precisaram acionar os serviços.

Vale lembrar, com as eleições chegando, o potencial das redes sociais para um uso articulado em campanhas de difamação é enorme. O Facebook já anunciou medidas, mas que talvez sejam insuficientes para o pleito, e também episódios como esse de Oregon, de forma geral.

E você, o que acha do movimento do Facebook para coibir fake news envolvendo o incêndio florestal? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Oregon: Facebook vai deletar fake news envolvendo origens do incêndio florestal
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista