LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alfândega dos EUA diz que OnePlus Buds violam patente da Apple após apreender fones

15 de setembro de 2020 15

Atualização (15/09/20) - JB

Ontem (14), mostramos que a alfândega dos Estados Unidos apreendeu um carregamento de fones de ouvido OnePlus Buds após confundir os dispositivos com falsificações dos Apple AirPods. A situação gerou alguns memes nas redes sociais e tudo indicava que o processo seria resolvido de forma rápida.

Contudo, os oficiais da alfândega não reconhecem o erro e a CBP agora afirma que os OnePlus Buds violam uma patente da Apple. Em entrevista ao The Verge, um porta-voz do órgão de controle disse:

Ao examinar a remessa em questão, um especialista em importação da CBP determinou que os fones de ouvido parecem violar a marca registrada de configuração da Apple. A Apple tem marcas comerciais em seus fones de ouvido e as registrou com junto ao CBP. Com base nessa determinação, os oficiais da CBP no Aeroporto JFK apreenderam a remessa sob o 19 USC 1526.


O ponto mais curioso dessa história toda é que a Apple não moveu nenhuma ação contra a OnePlus desde que os fones foram oficialmente apresentados. Além disso, os dispositivos também estão sendo comercializados em diversos varejistas dos Estados Unidos.

Por enquanto, a OnePlus permanece em total silêncio sobre o assunto. De toda forma, o CBP só veio falar em violação de patente após o caso ganhar repercussão mundial. Por isso, há um temor de que outros carregamentos dos OnePlus Buds também sejam apreendidos.

Se a OnePlus tivesse violado a patente ou marca registrada da Apple, a própria empresa de Cupertino abriria um processo contra a companhia. Ao que tudo indica, a OnePlus está sendo punida por ser uma marca chinesa em um momento de tensões geopolíticas entre EUA e China.

Texto original (14/09/20)

A Apple ficou conhecida por dar o "ponta-pé inicial" no mercado de fones de ouvido sem fio com o lançamento dos AirPods em 2016. Isso acabou dando a gigante de Cupertino a liderança absoluta no mercado de vestíveis, algo que permanece até os dias atuais.

Desde então, muitas empresas tem lançado suas soluções proprietárias em busca de oferecer o melhor custo-benefício. Contudo, se você não acompanha o mercado de tecnologia, é capaz que confunda alguns fones sem fio com imitações dos dispositivos da Apple.

Isso aconteceu nesta semana com a Alfândega dos Estados Unidos. De acordo com o órgão de Proteção de Fronteiras do país (CBP), foram apreendidos 2.000 AirPods "falsificados" no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque. Veja abaixo que as autoridades chegaram a fazer um tuíte sobre o assunto:

No entanto, o que os fiscais não perceberam é que os fones de ouvido apreendidos são legítimos e pertencem a OnePlus. A situação fica ainda mais engraçada ao observar que há o nome da marca nas caixas e parece que ninguém no órgão conhece a OnePlus.

Os oficiais da CBP estão protegendo o público americano de vários perigos diariamente. A interceptação desses fones de ouvido falsificados é um reflexo direto da vigilância e do compromisso de nossos oficiais.

Por mais que ninguém tenha percebido que os dispositivos não são falsificações, o destino dos OnePlus Buds era o estado de Nevada. Por enquanto, a OnePlus não se manifestou sobre a apreensão e os oficiais da CBP ainda não liberaram o carregamento.

De toda forma, o caso acabou chamando a atenção pelo fato da chinesa e de outras empresas "copiarem" o design dos fones da Apple. Vale lembrar que os OnePlus Buds custam US$ 79 (~R$ 416) nos EUA.


15

Comentários

Alfândega dos EUA diz que OnePlus Buds violam patente da Apple após apreender fones
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 139.808 mortes em 4.657.702 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review