LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alfândega dos EUA diz que OnePlus Buds violam patente da Apple após apreender fones

15 de setembro de 2020 15

Atualização (15/09/20) - JB

Ontem (14), mostramos que a alfândega dos Estados Unidos apreendeu um carregamento de fones de ouvido OnePlus Buds após confundir os dispositivos com falsificações dos Apple AirPods. A situação gerou alguns memes nas redes sociais e tudo indicava que o processo seria resolvido de forma rápida.

Contudo, os oficiais da alfândega não reconhecem o erro e a CBP agora afirma que os OnePlus Buds violam uma patente da Apple. Em entrevista ao The Verge, um porta-voz do órgão de controle disse:

Ao examinar a remessa em questão, um especialista em importação da CBP determinou que os fones de ouvido parecem violar a marca registrada de configuração da Apple. A Apple tem marcas comerciais em seus fones de ouvido e as registrou com junto ao CBP. Com base nessa determinação, os oficiais da CBP no Aeroporto JFK apreenderam a remessa sob o 19 USC 1526.


O ponto mais curioso dessa história toda é que a Apple não moveu nenhuma ação contra a OnePlus desde que os fones foram oficialmente apresentados. Além disso, os dispositivos também estão sendo comercializados em diversos varejistas dos Estados Unidos.

Por enquanto, a OnePlus permanece em total silêncio sobre o assunto. De toda forma, o CBP só veio falar em violação de patente após o caso ganhar repercussão mundial. Por isso, há um temor de que outros carregamentos dos OnePlus Buds também sejam apreendidos.

Se a OnePlus tivesse violado a patente ou marca registrada da Apple, a própria empresa de Cupertino abriria um processo contra a companhia. Ao que tudo indica, a OnePlus está sendo punida por ser uma marca chinesa em um momento de tensões geopolíticas entre EUA e China.

Texto original (14/09/20)

A Apple ficou conhecida por dar o "ponta-pé inicial" no mercado de fones de ouvido sem fio com o lançamento dos AirPods em 2016. Isso acabou dando a gigante de Cupertino a liderança absoluta no mercado de vestíveis, algo que permanece até os dias atuais.

Desde então, muitas empresas tem lançado suas soluções proprietárias em busca de oferecer o melhor custo-benefício. Contudo, se você não acompanha o mercado de tecnologia, é capaz que confunda alguns fones sem fio com imitações dos dispositivos da Apple.

Isso aconteceu nesta semana com a Alfândega dos Estados Unidos. De acordo com o órgão de Proteção de Fronteiras do país (CBP), foram apreendidos 2.000 AirPods "falsificados" no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque. Veja abaixo que as autoridades chegaram a fazer um tuíte sobre o assunto:

No entanto, o que os fiscais não perceberam é que os fones de ouvido apreendidos são legítimos e pertencem a OnePlus. A situação fica ainda mais engraçada ao observar que há o nome da marca nas caixas e parece que ninguém no órgão conhece a OnePlus.

Os oficiais da CBP estão protegendo o público americano de vários perigos diariamente. A interceptação desses fones de ouvido falsificados é um reflexo direto da vigilância e do compromisso de nossos oficiais.

Por mais que ninguém tenha percebido que os dispositivos não são falsificações, o destino dos OnePlus Buds era o estado de Nevada. Por enquanto, a OnePlus não se manifestou sobre a apreensão e os oficiais da CBP ainda não liberaram o carregamento.

De toda forma, o caso acabou chamando a atenção pelo fato da chinesa e de outras empresas "copiarem" o design dos fones da Apple. Vale lembrar que os OnePlus Buds custam US$ 79 (~R$ 416) nos EUA.


15

Comentários

Alfândega dos EUA diz que OnePlus Buds violam patente da Apple após apreender fones
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas