LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: UFRJ inicia estudos para revelar se vacina BCG é eficaz no combate à Covid-19

07 de outubro de 2020 0

Depois dos estudos envolvendo a obtenção de um soro anti-Covid-19 a partir do plasma de cavalos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deu início a testes envolvendo a eficácia da vacina BCG contra quadros graves da doença.

Os ensaios clínicos confirmar ou desmentir uma hipótese que surgiu a partir da análise de dados entre países que adotam a vacinação BCG e os que não adotam, e como isso pode ter influenciado a incidência de casos mais ou menos graves. Países que seguem o Brasil, e dão a vacina a recém-nascidos que evita manifestações mais graves da tuberculose, tiveram menor incidência de casos críticos da Covid-19.


Outro dado que reforçou o interesse pelo estudo é que no país a taxa de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG) é maior na faixa de pessoas acima dos 60 anos. Há seis décadas atrás a BCG ainda não havia sido implementada como uma campanha nacional. Esse dado, claro, não pode ser interpretado isoladamente, já que é sabido que nessa faixa etária a doença já representava um risco maior de gravidade.

Os ensaios começaram na última segunda-feira (05), e utilizam recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e são liderados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Mais de mil médicos participarão dos testes, mas é válido ressaltar que não é a proposta desse estudo usar a vacina BCG no combate à doença se ficar provada sua relação de eficácia com a manifestação menos danosa da Covid-19. O plano é descobrir se a curto prazo, até que haja vacina específica para o novo coronavírus, o imunizante possa ser um caminho para diminuir quadros críticos da doença.

E você, o que acha dos estudos que a UFRJ vem conduzindo para o enfrentamento da Covid-19 no país? Conte para a gente nos comentários


0

Comentários

Coronavírus: UFRJ inicia estudos para revelar se vacina BCG é eficaz no combate à Covid-19
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 151.747 mortes em 5.140.863 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review