Apple 25 Ago
Atualização (25/08/2021) - LR
Várias plataformas anunciaram a adição de medidas a fim de combater a disseminação de notícias falsas sobre a Covid-19, incluindo a remoção das publicações, suspensão e, em casos mais sérios, banimento permanente. Uma das redes sociais que anunciaram essas restrições foi o YouTube, que em outubro de 2020 revelou que removeria vídeos contendo notícias falsas, algo que de fato aconteceu.
Ao longo deste anos vários vídeos foram removidos do YouTube, incluindo algumas declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que veementemente postava conteúdos contendo notícias falsas sobre a doença, como uso de medicamentos comprovadamente ineficazes ou ataques ao uso de máscara, por exemplo.
Segundo o Google. desde o ano passado mais de um milhão de vídeos foram removidos por estarem relacionados com informações falsas, porém esse número não é atualizado e pode ser ainda maior. Para termos noção das dimensões do problema, mensalmente o serviço conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos.
Conforme comentou Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube, a cada trimestre aproximadamente 10 milhões de uploads são removidos dos servidores, seja por problemas de direitos autorais, conteúdo ilegal ou fake news.
Matéria original (14/10/2020)
Coronavírus: YouTube removerá vídeos com fake news sobre vacinas da COVID-19
O YouTube está ganhando cada vez mais destaque durante a pandemia do coronavírus. Seja como um portal para entretenimento até mesmo com documentários da Netflix ou ainda como uma central de informações sobre as vacinas, agora medidas estão sendo tomadas para garantir que as fake news deixem de proliferar novamente no site.
O anúncio foi feito pelo YouTube hoje, onde o site afirma que vídeos contendo informações falsas sobre as vacinas em desenvolvimento para combater a proliferação do coronavírus serão removidos. Farshad Shadloo, porta-voz do YouTube, disse:
"Uma vacina para a COVID-19 pode ser iminente, portanto, estamos garantindo que temos as políticas certas para poder remover informações erradas relacionadas a uma vacina para COVID-19 da plataforma."
Dentre os principais rumores envolvendo as vacinas que já estão em testes inclusive no Brasil, temos informações falsas alegando que a aplicação da vacina implanta um chip nas pessoas e que pode causar até mesmo infertilidade, o que obviamente é mentira.
Já falamos até mesmo num Detetive TudoCelular que a vacina passa por diversos testes e inclusive a paralisação temporária nos testes com a imunização desenvolvida pela Universidade de Oxford não representou qualquer tipo de insegurança no processo, muito pelo contrário. Inclusive já noticiamos que o abandono da vacina pode complicar ainda mais a situação da pandemia em nosso país.
Além disso, o Facebook também já anunciou que removerá todo anúncio que incite o abandono da vacinação pelas pessoas, o que é altamente prejudicial neste momento, visto que outras doenças continuam a existir e fazer vítimas em todo o mundo.
O mais importante é que as pessoas entendam, que a vacina não passa por um desenvolvimento político, mas sim científico e o objetivo não deve ser eleger um candidato, mas sim salvar vidas e fazer com que a nossa vida retorne ao normal o mais rápido possível e isso não será possível sem a contribuição de todos.
Comentários