LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Clientes da Nubank e Mercado Pago relatam fraudes com chaves PIX nas fintechs

16 de outubro de 2020 22

Desde que começaram as operações para cadastramento das chaves PIX com as instituições financeiras em todo o Brasil, a população foi tomada por dúvidas, seja em relação a funcionalidade do serviço ou até mesmo sua segurança e benefícios aos clientes.

E, com o decorrer dos primeiros dias de cadastros, o Banco Central divulgou uma lista com os bancos que tiveram mais adesão ao serviço e, sem surpresas, fintechs como a Nubank, Mercado Pago e PagSeguro apareceram no “top-3” do ranking.

No entanto, segundo relatos de alguns clientes da Nubank e do Mercado Pago, as instituições financeiras realizaram seus cadastros das chaves do PIX sem a autorização ou sequer solicitação dos usuários.

De acordo com o relato de um cliente do Mercado Pago no Twitter, a razão de o banco digital estar em segundo lugar no ranking divulgado pelo Banco Central é justamente por conta das fraudes:

O usuário da fintech relata que notou o erro quando tentou cadastrar seu CPF no Nubank e não obteve sucesso pois seu documento já estava registrado no Mercado Pago.

Por outro lado, um cliente do Roxinho também comentou sobre o mesmo problema, só que dessa vez, por erro da Nubank:

O usuário da fintech relata que não solicitou o cadastro de seu CPF com a empresa e que, ainda assim, o dado foi registrado na chave PIX da instituição.

Em suas defesas, Nubank e Mercado Pago garantem que não fazem nenhum cadastramento sem a solicitação dos clientes. “Todas as chaves foram cadastradas com a devida autorização dos clientes. Preparamos cuidadosamente um fluxo prático e simples de comunicação e, no dia 05/10, enviamos pedido de consentimento via aplicativo a todos os clientes que haviam feito o pré-cadastro”, disse a Nubank em declaração ao Tecnoblog.

O Mercado Pago também emitiu uma nota ao portal e disse que “o processo de cadastro das chaves Pix ocorreu em conformidade com as regras estabelecidas pelo Banco Central e prestará todos os esclarecimentos necessários ao regulador e aos seus clientes.”

É importante destacar que, em todos os casos, o Banco Central garante que faz toda a fiscalização necessária para que o cadastramento das chaves seja realizado em conformidade com as regras do serviço.

Lembramos que nosso Detetive TudoCelular já deu algumas dicas sobre como funciona o cadastramento das chaves PIX e esclareceu os principais pontos do novo método de transferências do Banco Central.


22

Comentários

Clientes da Nubank e Mercado Pago relatam fraudes com chaves PIX nas fintechs
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 156.469 mortes em 5.352.935 casos confirmados | Relatório diário

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular