LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA oferecem crédito para operadoras brasileiras ativarem o 5G sem a Huawei

21 de outubro de 2020 175

Atualização (21/10/20) - JB

Além de elencar os principais problemas de segurança ao usar os equipamentos da Huawei na rede 5G, o governo dos Estados Unidos também ofereceu uma linha de crédito especial para que operadoras brasileiras invistam na ativação da nova tecnologia.

O Banco de Exportação e Importação dos EUA (EximBank) deve garantir investimentos que somam mais de US$ 1 bilhão, algo que praticamente cria uma barreira adicional para a Huawei. Isso porque o dinheiro só será oferecido para empresas que não comprem equipamentos da chinesa.

Comentando o assunto, o diretor sênior interino para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, Joshua Hodges, ressaltou que o Brasil pode sim escolher fornecedores confiáveis:

Há competição lá fora, está disponível e os EUA estão prontos para financiar isso. Os EUA estão preocupados em como os chineses vão usar os dados e a tecnologia para assuntos de Estado, não para os usuários dessa tecnologia.


Já Kimberly Reed, ressaltou que o EximBank tem condições de cooperar diretamente com as empresas de telecomunicações do Brasil:

Temos dinheiro suficiente para financiar qualquer investimento neste setor

Resposta da China

Após o governo dos Estados Unidos oferecer uma linha de crédito especial para que operadoras brasileiras não usem a Huawei na sua rede 5G, a embaixada da China no Brasil emitiu uma dura nota criticando o posicionamento de Washington:

o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o Conselheiro do presidente americano para Assuntos de Segurança Nacional, Robert O'Brien, espalharam com má fé mentiras políticas contra a China, fabricaram a chamada "ameaça chinesa" e atacaram a tecnologia de 5G da China. Esses políticos americanos, no seu número pequeno, se vangloriam de mentir, enganar e roubar, e se tornaram em criadores de problemas que ferem a ordem internacional e ameaçam as regras internacionais.

Além disso, a China também lembrou que Pequim e Brasília tem boas relações e ainda criticou o posicionamento dos EUA durante a pandemia:

Desde o surto de COVID-19, a China e o Brasil têm mantido cooperações no combate à pandemia e o lado chinês tem prestado apoio ao Brasil através de doação de materiais, compartilhamento de experiências no diagnóstico e tratamento, além de parcerias estreitas no desenvolvimento de vacinas etc. Enquanto isso, os EUA vêm agindo contra o espírito humanitário básico e até retiveram materiais médicos urgentes, inclusive respiradores, que foram enviados da China ao Brasil, numa tentativa maléfica de atrapalhar a cooperação normal entre a China e o Brasil.

Texto original (20/10/20)

Após o embaixador da China confirmar que o país aguarda a definição brasileira sobre a presença da Huawei no 5G para estreitar os laços entre Brasília e Pequim, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos se manifestou sobre o assunto.

De acordo com Robert O'Brien, a presença da Huawei no leilão do 5G brasileiro preocupa as autoridades de Washington. Isso porque a chinesa pode utilizar brechas em seus equipamentos para espionar empresas e o próprio governo federal.

Além disso, O'Brien classificou o Brasil como um país "high tech" por possuir indústria aeroespacial, de defesa, mineração e tecnologia. Por isso, há uma preocupação extra com a presença da Huawei no 5G:

O Brasil é um país como Israel e Cingapura. Estamos preocupados que a China vai se voltar mais e mais para países como o Brasil.

O conselheiro também comentou durante videoconferência na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que o sucesso econômico do Brasil depende da propriedade intelectual. Para ele, isso estará ameaçado com a presença da Huawei no 5G:

O futuro do sucesso econômico do Brasil e dos EUA depende de nossos criadores conseguirem capitalizar e lucrar com suas ideias. A propriedade intelectual deve ser protegida, para encorajar mais inovação. Conter o roubo disso, especialmente por parte da China, será um trabalho duro, mas crítico.

Por fim, ele encerrou dizendo que a recomendação dos EUA é de que o Brasil adote "fornecedores confiáveis" para sua infraestrutura 5G. Contudo, por mais que o debate esteja acontecendo agora, o leilão das frequências só deve acontecer no começo de 2021.

Por enquanto, a Huawei não comentou as acusações do conselheiro. De toda forma, pessoas que trabalham com o presidente Bolsonaro já confirmaram que ele estuda um possível banimento da chinesa. A avaliação do governo é que a China não tem como retaliar, uma vez que o país depende das commodities agrícolas brasileiras.


175

Comentários

EUA oferecem crédito para operadoras brasileiras ativarem o 5G sem a Huawei
  • Brasil tem que tomar cuidado. A China é uma grande parceira do país. Banir a Huawei daria uma brecha pras relações se cortarem e outro país se beneficiar com vendas pra China no lugar da gente.

    • A Huawei não é uma empresa independente do governo ela é diretamente ligada ao Partido Comunista Chinês, diferente da Nokia e Ericsson por exemplo que fornece tecnologia de redes 5G mas são independentes não são controladas pelo governo, por isso essa treta toda, e querendo ou não faz sentido alguns países desconfiarem da Huawei, ainda mais com o presidente Chinês anunciado que vai tomar conta do mundo.

      Pense aí, vc como presidente de uma país : A Huawei é do Partido comunista Chinês, se vc optar pelo 5G da Huawei, as informações de seu país estará nas mãos da China, na moral se eu fosse presidente eu tb não aceitaria o 5G da Huawei, as informações sigilosas de um governo e de toda a população estariam sendo controlados por uma empresa ligada a um 'partido político', se as pessoas não pensarem com esse ponto de vista, não vão entender o que está acontecendo, isso aqui não é uma briguinha de qual smartphone é melhor da Huawei ou da Apple, o povo tem que entender que atualmente estamos em uma guerra declarada entre duas super potências EUA e China e "NENHUM DOS DOIS É SANTO NESSA HISTÓRIA".

      Mais uma vez: Nem China e nem os EUA são santos, não torça para ninguém, apenas estude os fatos. Torçam pelo Brasil ficar livre desses políticos inimigos do povo que atrasam o desenvolvimento tecnológico do Brasil, escondendo dinheiro no orifício rugoso por exemplo.

      O Brasil por ser um país fraco militarmente comparado com os EUA e China, teve que escolher um aliado, nesse caso escolheu ficar do lado dos EUA. EUA e China só estão brigando para quem fica no topo da cadeia alimentar, o Brasil para eles é a cereja do bolo.

      O vírus chinês destruiu a vida de muita gente, impactos que dificilmente serão recuperados em pouco tempo, aqui no Brasil muita gente perdeu emprego e empresas fecharam as portas, não sei vc defensor da China, mas eu quero que o partido comunista chinês seja destruído, sem dó e nem piedade. E o mais importante o PCC- partido comunista chinês são um bando de político desgraçado eles são o problema, a população chinesa não.

      Mais uma vez, não torçam nem pra China e nem para os EUA, torçam pelo Brasil sejam patriotas, se deixarmos os atuais políticos obrigarem vc a fazer o que eles querem, vc está jogando sua liberdade no lixo, o poder emana do povo, não o contrário.

        • O que foi acima descrito é simplesmente fa ke news
          fake news fake news

            • O que foi acima descrito é simplesmente fa ke news
              fake news fake news

                • Bolsominion ótimo discurso sério, de verdade eu estou impressionado com seus "Argumentos" patriotas, mais você precisa voltar pra escolar.
                  1°) A huawei trabalha no Brasil a mais de 20 anos, até hoje nunca teve um vazamentos de dados ou quebra de privacidade.
                  2°) A huawei respeita as leis de todos os países em que trabalha
                  Sendo uma empresa transparente e segura.
                  3°) dentro da China a Huawei obedeçe as leis chinesas, fora da China a huawei obedeçe as leis de segunça e privacidade de dados, se oferecendo para fazer qualquer teste de segurança.
                  4°) o covid-19 é um vírus que nasceu dentro da China e se espalhou pelo mundo, mais chamalo de "vírus chinês" é preconceito da sua parte.
                  5°) agradeça ao presidente Bolsonaro, pelo o covid-19 ter feito o que fez aqui no Brasil, afinal era só uma "Gripezinha" não era.
                  6°) a China é o maior parceiro comercial do Brasil, escolher os EUA é um erro da parte de Bolsanaro, pesquisa como vai a relação comercial do Brasil com os EUA, a pior dos últimos anos.
                  7°) não sou um fanático pela china, apenas estou mostrando o meu ponto de vista sobre o assunto.

                    • empresa transparente e segura? kkkkkkkkkkkkkkk piada mesmo tu em. ela tem responde partido chines meu filho. vc conversa qualquer chines em um aplicativo chines. eles mesmo diz está sendo monitorado

                    • O EUA acabou com ZTE, vai acabar com Huawei e a próxima será Xiaomi é sempre assim, destacam, e eles acabam...

                      • Na década de 1970, Brasil seguiu os passos de modelo americano de desenvolvimento, juro baixo nos EUA, pegou dinheiro emprestado de lá. Construiu muitas manhas rodoviária e descatou ferrovias.
                        Na mesma década os países Árabes estavam muito "P" com americanos pq este ajudou Israel a ganhar guerra contra Egito e Síria. Aumentou precodo petróleo em 300%. Americano nem pensou 2x aumentou juros basico em 500%!
                        Brasil quebrou! Nesta hora ninguém é amigo de ninguém. Não tem ideologias. Apenas NEGÓCIOS

                          • A

                              • Ser vigiado pela China ou pelos EUA tanto faz. Infelizmente não temos nossa tecnologia própria.

                                  • Ai o Brasil segue as ordens...perde mercado com a china...e advinha?

                                    EUA vai la e come a fatia do bolo que era do Brasil e fortalece suas vendas para a China.

                                    • Todos os países do mundo estão banindo a Huawei do 5G e o Brasil também deve banir o braço direito do partido comunista da china.

                                      • Os EUA vai deixar o Brasil na mão .... Daqui 3 anos a Huawei vai virar o jogo .... E o Brasil vai sambar.... e sambar muito :V

                                          • Vai virar o jogo? Kkkkkk nem existirá Huawei daqui a 3 anos. Acorda aí amiguinho. Acho melhor voltar a ver seus desenhos animados pq essa aqui não é sua praia..

                                              • Esses caras que chamam a China de "Comunista" deviam pegar num livro de história, economia e depois estudar Geopolítica para compreender o que é um regime comunista....



                                                Só existe um país no MUNDO que é Comunista de verdade e é a CN.

                                                A China já deixou esse sistema há muitos anos

                                                  • Ei cara comente mais sobre ter Apple, Nike, MC Donald's e entre um centena de empresas Estadunidense na China, esse país comunista opressor e que pode ter empresas capitalista, ué não é comunismo que a China vive??? Me explica como empresas americanas compactua com esse tipo de regime? Ou você é só mais um idiota.

                                                      • Você escreveu esse comentário com celular fabricado na China ....... Para de bancar uma de americano (você não nasceu nos EUA),você não vai ganhar o Green Card ... falando bem da América, a única coisa que Trump vê em você, é só mais um latino de terceiro mundo, tolo e fácil de manipular, para obter vantagem :V

                                                          • Está bem então latino(Você não é americano, você é latino cantor, você não nasceu nos EUA), a pequena Huawei que tem seu gigantesco mercado na China não vai sobreviver mais, você está certo a Huawei vai sentar na cadeira e falir.

                                                              • Eh muita droga mano

                                                                  • Coitado não sabe nada da empresa e fica falando mal

                                                                      • Cê tá observando as parada errado aí amiguinho

                                                                          • copia e cola não vale hein

                                                                          • Os EUA vai deixar o Brasil na mão .... Daqui 3 anos a Huawei vai virar o jogo .... E o Brasil vai sambar.... e sambar muito :V

                                                                              • Pior que com esse idiota na presidência, tudo que os EUA manda o Brasil faz kkkk estamos em um estado vergonhoso de subserviência

                                                                                • kkkkkk
                                                                                  Inútil.
                                                                                  Quem vai querer pegar emprestado, se endividar para comprar um equipamento mais e pior que o dos chineses?

                                                                                    • Equipamento mais caro e pior que o dos chineses.
                                                                                      Além do mais, com essa 'fortuna' não coloca nem meia dúzia de torres.
                                                                                      Saia fora EUA!
                                                                                      Essa não deu.

                                                                                      • Tão bonzinho os EUA mô Deus... Poucos anos atrás, qual foi o país que estava espionando o Brasil e alguns outros ?

                                                                                          • Os chineses podem querer retaliar o Brasil deixando de comprar produtos agro, esse jogo é perigoso.

                                                                                            • Isso, aceita dinheiro dos EUA q além de ficar com uma dívida enorme com o país mais desgraçado do mundo a gente ainda fica com o pior 5G do mundo.

                                                                                              • EUA: vem ficar devendo pra mim, não pros chineses pois eles te espionam e eu sou santo, nunca fiz isso...

                                                                                                conta outra rapaz

                                                                                                  • Toma aqui 1 bilhão de dólares de crédito.

                                                                                                    Para quitar essa dívida; EUA: Vou colocar algumas bases americanas aqui, vou querer um empresa brasileira e vou querer as taxas sobre produto americanos ainda mais reduzido ...... :V

                                                                                                    • Porque a Samsung a Nokia e a Ericson não trabalho juntas para fazer o 5G melhor que a Huawei

                                                                                                        • Eles conseguem, acontece que a Huawei está recebendo dinheiro adiantado do governo Chines. Se todo mundo comprar Nokia e Ericson a Huawei não tem a menor chance. Mas entenda é uma batalha tecnológica, e a China está investindo muito pra ficar a frente.

                                                                                                            • Cada uma quer sua fatia de mercado, não existe essa de juntar esforços...isso se chamaria fusão.
                                                                                                              É extremamente caro desenvolver tecnologia LTE, por isso as demais engatinham, enquanto Huawei decola...pq a chinesa teve tempo e gestão para desenvolver sua tecnologia, enquanto Nokia ficava no atoleiro administrativo.

                                                                                                              A Ericsson provavelmente por burocracia, mas é uma empresa boa.

                                                                                                              A ZTE foi a unica que deu a entender que tem interferência em sua infraestrutura. Pois acharam brechas de quebra juridica na empresa. Diferente da Huawei que até o momento ninguém provou NADA!

                                                                                                              • 5G na republiqueta de bananas só em 2025!!!

                                                                                                                  • e a novela continua

                                                                                                                      • Esses caras que se ferirem sozinho no EUA, Huawei era a líder global em tecnologia 5g mas o trump é essa briga aí de "espionagem chinesa" atrasou o 5g. Como se EUA tbm não fosse um podre que espiona td mundo, se eles querem derrubar alguém é interessante e nisso quem fica sem 5g por mais tempo é a gente.

                                                                                                                          • Conselheiros dos EUA, fiquem na porcaria dos EUA calados.

                                                                                                                              • Meu "<!
                                                                                                                                Essa lenga lenga já encheu o saco.

                                                                                                                                  • A verdade é, nem os EUA nem a China são confiáveis. Os governos deles trabalham para interesses próprios. Ideologia MATA! Basta olhar para recente história da Venezuela, lá tiveram idolatria pelo Chaves, fez de tudo para criar Socialismo Latino-americano, vulgo socialismo moreno. Vendia gasolina a 1 centavo o litro para povo. Era Deus no Céu e Chaves na Terra. Deu no que deu. FALIU uma nação.
                                                                                                                                    O que realmente brasileiros ganham em adorar Boss Trump? Bolsonaro não passa de um peão-útil-descatável para americanos. Primeira oportunidade será cuspido igual bagaço de laranja chupada.

                                                                                                                                    Está na hora de brasileiros dizer para si mesmo: "Brasil em primeiro lugar" resto que se lasquei!

                                                                                                                                    • Eua o país mais democrático do mundo kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk

                                                                                                                                        • Fora huawei.precisa mais!!!

                                                                                                                                          • Este post está cheio de simpatizantes do PCC,vulgo partido comunista chinês.dever estar ganhando yuans chines pr defender a Huawei c/ certeza.

                                                                                                                                            • Brasil tem a soberania violada pelos eua todos os dias

                                                                                                                                                • Eu nunca vi um caso de espionagem chinesa acontecendo no Brasil, mas já perdi as contas os casos de espionagem americana.
                                                                                                                                                  O EUA tá com medo pq se a Huawei instalar o 5g por aqui, vai ser mais difícil dela espionar

                                                                                                                                                    • Nunca viu e nunca vai ver, a China não deixa informações desse tipo virem a público de jeito nenhum. De qualquer jeito o Brasil tinha um governo com uma terrorista no poder na época

                                                                                                                                                    Tech

                                                                                                                                                    Coronavírus: Brasil chega a 168.613 mortes em 6.020.164 casos confirmados | Relatório diário

                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                    Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

                                                                                                                                                    Apple

                                                                                                                                                    Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                                                                                                                    Tech

                                                                                                                                                    De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular