LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12: funcionários da Amazon são presos após desviarem encomendas em Madrid

16 de novembro de 2020 9

Problemas envolvendo roubo e extravio de entregas acontecem no Brasil, mas não só aqui: a Amazon promoveu uma super operação lá fora visando descobrir o porquê de alguns pacotes estarem mais leves do que deveriam.

Tudo começou com o lançamento dos novos iPhone 12: alguns pedidos acusavam no sistema um determinado peso, mas as embalagens eram despachadas com uma forte discrepância nesse sentido. Indo mais a fundo, a Amazon descobriu que um centro de logística da empresa em Madrid era o problema.

Lá atuavam ao menos cinco funcionários que, responsáveis pelo despacho de pedidos, alteravam embalagens dos iPhone 12 e iPhone 12 Pro, retirando os smartphones da caixa e então inserindo outros produtos genéricos, gerados por pedidos de alguns cúmplices. O prejuízo desse golpe, por enquanto, é estimado na faixa dos EUR 500 mil, mais de R$ 3 milhões de reais.


Para complicar eventuais investigações, os funcionários inclusive retiravam das caixas dos celulares as etiquetas de IMEI, dificultando a identificação dos aparelhos que precisavam ser rastreados pela Amazon.

Para gerar provas dos crimes, a Amazon instalou discretamente câmeras de segurança em locais estratégicos da área de despacho. Graças a isso a polícia foi capaz de prender três dos funcionários quando eles deixavam o galpão em Madrid, um outro enquanto ainda trabalhava, e um último se entregou diante das evidências.

Desligados da empresa eles aguardam julgamento.

Vale destacar que muitos países não possuem as leis de proteção ao consumidor no mesmo nível que o Brasil oferece. Assim, nesse episódio, o caminho do consumidor prejudicado pelos contrabandistas pode não ser tão simples para reaver os valores da compra, ou então o próprio smartphone.

E você, o que achou dessa história e da atuação da Amazon para desmontar a quadrilha? Conte para a gente nos comentários!

(atualizado em 27 de janeiro de 2021, às 17:56)

9

Comentários

iPhone 12: funcionários da Amazon são presos após desviarem encomendas em Madrid
Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar de presente no Natal 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas