Motorola 13 Nov
Enquanto trabalha nas Eleições 2020, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou a chegada da tecnologia 5G ao Brasil. Para ele, a nova rede deve ser importante para a universalização do acesso à internet.
A declaração foi feita durante um evento em Valparaíso (GO) onde o ministro participou do primeiro teste da votação por celular. Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu que o leilão do 5G seja "verdadeiramente técnico":
Precisamos univeralizar, e com qualidade, o acesso à internet. Vem aí o 5G e eu tenho a firme esperança que se façam escolhas verdadeiramente técnicas e as melhores para a população brasileira. Ciência e ideologia não são uma boa mistura.
Apesar de não citar diretamente, Barroso acabou fazendo uma referência direta ao possível banimento da Huawei no Brasil. Isso porque o Governo Federal declarou apoio ao programa "Clean Network" dos Estados Unidos.
Isso acaba ampliando a pressão para que Brasília adote uma posição onde a Huawei seja excluída da lista de fornecedores da tecnologia 5G. Por enquanto, o cenário ainda permanece incerto. De toda forma, a fabricante chinesa já se move nos bastidores para uma possível batalha jurídica.
Ainda é muito cedo para saber qual será a posição do governo Bolsonaro quanto ao leilão do 5G. Por mais que sinalize um alinhamento com os Estados Unidos, existem alas do governo que buscam uma solução intermediária para não se indispor com a China, que atualmente é o maior parceiro comercial do Brasil.
Comentários