LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coronavírus: Anvisa publica norma visando acelerar trâmites para registros de potenciais vacinas

18 de novembro de 2020 0

Ontem (17) completou-se o ciclo de um ano desde o primeiro caso identificado do novo coronavírus no mundo. Poucos meses depois, o problema que parecia ser local da China alcançou o mundo inteiro, que ainda luta contra a pandemia com medidas de distanciamento social.

Estamos perto de vermos a primeira vacina autorizada para o tratamento da Covid-19, mas isso depende bastante da legislação local país a país. No Brasil, por exemplo, quem cuida disso é a Anvisa, que adotou um novo protocolo para agilizar a aprovação de um potencial produto contra a doença.

Norma publicada no Diário Oficial da União hoje (18) autorizou que empresas interessadas em registrar vacinas enviem os dados dos testes de forma contínua, ou seja, conforme forem obtendo resultados nas fases de pesquisa. Até então a agência exigia que apenas após comprovada a eficácia pelo laboratório a documentação fosse submetida ao órgão de vigilância sanitária, que aí sim analisaria minuciosamente o pedido de registro.


Nem precisamos dizer que isso faz com que o tempo de aprovação - ou reprovação - seja mais longo. Com a nova medida, que vale exclusivamente para vacinas em testes envolvendo a Covid-19, a Anvisa já se debruça em potenciais candidatas, que quando confirmadas eficazes sob os rígidos protocolos, passarão por uma etapa menos burocrática na hora da homologação.

Vale lembrar, as potenciais candidatas até o momento são as vacinas de Oxford, Pfizer, Sinovac e Johnson & Johnson.

A solução da Sinovac permitirá transferência de tecnologia para que o Butantan trabalhe na produção do produto no futuro. A de Oxford poderá ser produzida pela Fundação FioCruz, no Rio de Janeiro.

Vale lembrar, o mundo começa a experimentar a segunda onda de contaminações, com países como Coreia do Sul, que haviam dado conta da pandemia com certa maestria na primeira onda, percebendo um nítido crescimento da Covid-19 no país.

E você, o que acha desse processo de desburocratização da Anvisa para acelerar os trâmites de aprovação das vacinas? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Coronavírus: Anvisa publica norma visando acelerar trâmites para registros de potenciais vacinas
Android

Black Friday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

Android

O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas